ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO HUMANA: Em busca do desenvolvimento da dimensão espiritual

Maronildes Felix Felix Limeira

Resumo


O presente artigo procura, a partir de estudos e análise bibliográfica, descrever a importância do ensino religioso para a formação cidadã do educando, considerando a dimensão espiritual do ser como aspecto básico a ser desenvolvido no processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Para tanto aborda as dimensões básicas que constituem o ser humano integral, com ênfase na dimensão espiritual, tomando como principal referência Ferdinand Röhr, pesquisador no campo da educação e espiritualidade. Considerando que a religião se projeta na sociedade como um todo, fazendo parte da história e cultura da humanidade pretende-se, a partir desse estudo, oferecer contribuições a esse componente curricular que tem por objetivo a formação integral do ser humano, atenta ao discurso da diversidade cultural e religiosa, em busca da unidade.

 Palavras-chave: Ensino religioso. Formação humana. Dimensão espiritual.

 

Religious Education and Human Formation:

In Search of the Development Spiritual Dimension

 

Abstract: This article attempts from studies and literature review describe the importance of religious education for civic education of the student, considering the spiritual dimension of being as a basic aspect to be developed in the teaching and learning of this discipline. Therefore, it addresses the basic dimensions that constitute the whole human being, with emphasis on the spiritual dimension, taking as main reference Ferdinand Röhr, researcher in the field of education and spirituality. Whereas religion is projected in society as a whole, part of the history and culture of mankind, it is intended from this study provide contributions to the curricular component that aims at integral formation of man, attentive to speech religious cultural diversity in favor of unity.

 

Keywords: Religious education. Human formation. Spiritual dimension.


Texto completo:

Download PDF

Referências


ALVES, Luiz Alberto Souza; JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo. A elaboração das concepções do Ensino Religioso no Brasil. In: JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo; WAGNER, Raul. (Orgs). O Ensino Religioso no Brasil – 2.ed. rev. e ampl. – Curitiba: Champagnat, 2011. p. 55-84.

BRASIL. Presidência da República. Congresso Nacional. Lei 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, ano 134, n. 248, p. 27833-41, dez. 1996.

CATÃO, Francisco Augusto Carmil. A educação no mundo pluralista: por uma educação de liberdade. São Paulo: Paulinas, 1993.

CURRY, Carlos Roberto Jamil. Ensino Religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. In: Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/Dez 2004 nº 27. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf. Acesso em: 29 out. 2016.

JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo. A presença do ensino religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo; WAGNER, Raul. O ensino religioso no Brasil. 2ª ed. rev. e ampl. Curitiba: Champagnat, 2011.

KLUCK, Cláudia; NASCIMENTO, Rivael de Jesus; JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo. O Ensino Religioso e a contribuição da CNBB. In: JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo; WAGNER, Raul (Orgs). O Ensino Religioso no Brasil – 2.ed. rev. e ampl. – Curitiba: Champagnat, 2011. pp. 105-126.

PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.

RÖHR, Ferdinand. Educação e Espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação. Campinas, SP: Mercado Livre, 2013.

RÖHR, Ferdinand. “Espiritualidade e Educação”. In: RÖHR, Ferdinad. (org.) Diálogos em Educação e Espiritualidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, p. 13 – 52, 2010a.

RÖHR, Ferdinand. “Espiritualidade em Diálogo”. In: RÖHR, Ferdinand. (org.) Diálogos em Educação e Espiritualidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, p. 201 – 221, 2010b.

RÖHR, Ferdinand. “Espiritualidade, Liberdade e Intuição – Reflexões sobre o imanente e transcendente”. In: RÖHR, Ferdinand. (org.) Diálogos em Educação e Espiritualidade. Recife: Editora Universitária da UFPE, p. 315 – 340, 2010c.

RÖHR, Ferdinand. “Confiança, um Conceito Básico da Educação que inclui a Dimensão Espiritual do Homem – Reflexões a partir do pensamento filosófico e pedagógico de Otto Friedrich Bollnow”. In: 17º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN). 2009a. Anais... João Pessoa: Editora UFPB, 2009a. 1 CD-ROM

RÖHR, Ferdinand. “Uma Nova Versão da Alegoria da Linha – Reflexões sobre Educação e Espiritualidade”. In: I Congresso Internacional de Filosofia da Educação de Países e Comunidade de Língua Portuguesa, 2009b. Anais... São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2009b. 1CD-ROM.

SOARES, Afonso Maria Ligório. A contribuição da Ciência da Religião para a formação de docentes ao Ensino Religioso. Revista REVER, Ano 15, Nº 02, Jul/Dez 2015.

TEIXEIRA, Faustino. O lugar da teologia na(s) ciência(s) da religião In: _______ (org.). A(s) Ciências(s) da Religião no Brasil: Afirmação de uma área acadêmica. São Paulo: Ed. Paulinas, 2001.

TIBA, Içami. Quem ama educa. São Paulo: Editora Gente, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: