A INFLUÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO COLETIVO INSTRUMENTAL

Simone Pires Vargas Chiomento, Alceu Cavalheiri

Resumo


O presente artigo pretende relacionar uma nova proposta da prática do ensino coletivo instrumental na educação musical com os direitos humanos, de modo que possamos compreender que a música e os direitos humanos são universais e tem uma ligação conjunta. Nesse contexto, a música favorece a possibilidade de transformação do sujeito, ao valorizar sua expressão criativa e espontânea, além de promover o desenvolvimento de habilidades artísticas e de formação humana. Sendo assim, a educação musical relacionada com os direitos humanos objetiva o desenvolvimento de ações que visam, além dos desenvolvimentos específicos, a formação social e humana de seus educandos e educadores.

 

Palavras-chave: Ensino coletivo. Música. Educação. Direitos humanos.

 

The Influence Of Human Rights In Musical Education: A Pedagogical Proposal For Teaching Collective Instrumental

 

Abstract: This article aims to relate a new proposal from the instrumental collective teaching practice in music education with human rights, so that we can understand that music and human rights are universal and has a joint connection. In this context, the music supports the possibility of transformation of the subject to enhance their creative and spontaneous expression, and promote the development of artistic skills and human formation. Thus, the development of actions aimed, in addition to specific developments, social and human formation of their students and educators.

 

Keywords: Collective education. Music. Education. Human rights.


Texto completo:

Download PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: