Apresentação da Edição 3 de 2015


Resumo


A Revista LITTERARIUS, chega até você caro leitor, com o terceiro e último número de 2015 que traz uma série de artigos com o objetivo de veicular o trabalho de pesquisa de diversos autores, e contribuir com o conhecimento, especialmente nas áreas da Educação, Filosofia e Teologia.

O artigo KELSEN E REALE: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA PURA DO DIREITO E A TRIDIMENSIONALIDADE ESPECÍFICA, de Indalécio Robson Paulo Pereira Alves da Rocha e Itamar Luís Gelain, tem por objeto de estudo a contraposição das Teorias de Kelsen e Reale, sob uma perspectiva criticista do filósofo brasileiro em relação ao filósofo austríaco. Num primeiro momento apresenta-se a Teoria Pura do Direito de Kelsen e, num segundo momento, fala-se no posicionamento de Reale e a sua Teoria Tridimensional Específica do Direito contraposta à tese de Kelsen. 

O objetivo do artigo de Marcos Alexandre Alves, FORMAÇÃO DOCENTE E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA, é desenvolver uma análise critico-reflexiva em torno da temática do ensino de filosofia. A proposta consiste em examinar as questões relativas ao método de ensino e a formação do professor de filosofia. Além do mais, o artigo discorre sobre alguns desafios e perspectivas quanto ao ensino de filosofia, a fim de pensar possíveis soluções para melhorar a qualidade das aulas. Por fim, ainda discute alguns subsídios teórico-metodológicos que podem ser utilizados, na área da filosofia, para qualificar a prática pedagógica e estimular a criação e a produção de metodologias específicas para o ensino de filosofia.

Dirceu Rodrigues da Silva, no artigo A RELIGIÃO DA CULPA: APONTAMENTOS SOBRE PENSAMENTO POLÍTICO E AS RELIGIÕES, busca analisar proximidades entre os comportamentos capitalistas e a religião tendo por base teorias de Walter Benjamin (2001). Para tanto, faz uso de um importante fragmento desse autor, no qual é debatido como o capitalismo pode ser entendido como uma religião que por meio da culpa/dívida (Schuld) guia as atitudes de seus seguidores. Inspirados em dois personagens de Brecht busca questionar o papel da religião no interior dos pensamentos políticos acerca do mundo. Além do mais, o artigo busca proximidades entre religião e o socialismo, apresentando algumas aproximações feitas por teóricos marxistas acerca das contribuições que a religião poderia trazer para o pensamento revolucionário.

Na origem e desenvolvimento da filosofia analítica, há pontos que são de fundamental importância para o estudo e a compreensão dessa linha de pensamento. O artigo LÓGICA E LINGUAGEM: A BASE DA FILOSOFIA ANALÍTICA, de Ronaldo Franchine e Alexsandro de Souza Bergamasco, aponta que um dos objetivos da filosofia analítica é a análise do significado, pois na linguagem há várias formas dos termos terem significado. Tendo em vista a significação dos termos, nomes e signos linguísticos, decidiu-se no artigo estudar e aprofundar um pouco o conhecimento em Gottlob Frege, Russell relacionando com Wittgentein.

Na seção de Traduções, Jaimir Conte apresenta GEORGE BERKELEY E A TRADIÇÃO DO LIBER MUNDI, do título original GEORGE BERKELEY AND THE LIBER MUNDI TRADITION. O presente texto é uma tentativa sistemática de considerar a filosofia imaterialista de George Berkeley em estreita conexão com o tema do livro do mundo (liber mundi ou liber naturae), com o duplo objetivo de indicar, por um lado, aquelas das implicações medievais do tema que Berkeley conservou em sua filosofia, e, por outro lado, as 'inovações', ou, pelo menos, algumas das maiores mudanças que ele produziu em seu tratamento do tema.

Agradecemos a todos os colaboradores da Revista Litterarius, internos e externos da Faculdade Palotina, que contribuíram para a elaboração do 3º número de 2015 e contamos com a colaboração de todos para 2016 e as próximas edições em vista da reflexão e difusão do conhecimento nas áreas de Educação, Filosofia e Teologia. 

 

Sérgio Nicolau Engerroff

litterarius@fapas.edu.br


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: