FORMAÇÃO DOCENTE E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Marcos Alexandre Alves

Resumo


O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma análise crítico-reflexiva em torno da temática do ensino de filosofia. A proposta consiste em examinar as questões relativas ao método de ensino e a formação do professor de filosofia. Destaca a importância, na formação do indivíduo, dos atos de ensinar e de aprender, desde o ideal de humanidade até a formação técnica e científica, que implicam motivos, interesses, emoções e razões. Enfatiza a tensão entre o ensino de filosofia e o aprender a filosofar, a partir da especificidade do despertar para o pensar filosófico. Discorre sobre alguns desafios e perspectivas quanto ao ensino de filosofia, a fim de pensar possíveis soluções para melhorar a qualidade das aulas. Por fim, discute alguns subsídios teórico-metodológicos que podem ser utilizados, na área da filosofia, para qualificar a prática pedagógica e estimular a criação e a produção de metodologias específicas para o ensino de filosofia.

 

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Formação docente. Metodologia de Ensino.

 

Formation Teacher And Methodologies For The Philosophy Of Education

 

Abstract: This paper aims to develop a critical analysis and reflective surrounding the theme of teaching of philosophy. The proposal consists of examining questions relating to the method of teaching and the formation of the philosophy professor. Highlights the importance of the acts of teaching and learning, in formation the individual from ideal of humanity until the technical and scientific formation, which entail motives, interests, emotions and reasons. Emphasizes the tension between teaching of philosophy and learn to philosophise from the specificity of awakening to the philosophical think. Discusses about some challenges and perspectives for the teaching of philosophy in order to think possible solutions to improve the quality of lessons. Finally, discusses some theoretical and methodological subsidies that can be used in the area of philosophy, to qualify the pedagogical practice and stimulate the creation and production of specific methodologies for teaching of philosophy.

 

Keywords: Philosophy of Education. Teacher training. Teaching methodology.


Texto completo:

Download PDF

Referências


ALVES, M.A. Uma breve introdução à filosofia: o pensar filosófico - fazer filosofia pressupõe filosofar. Ethic@ (UFSC), v. 10, p. 157-178, 2011.

ALVES, M.A. Desafios e potencialidades: O ensino de filosofia no cenário da educação básica brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, nº. 21, p. 157-169, nov./2013-abr/2014.

ALVES, M.A. O ensino de filosofia como motivação para a reconstrução da dimensão ético-crítica do saber. Rev. Fac. Educ., v. 20, ano 11, n. 2, p. 139-152, jul./dez. 2013.

BRONCKART, P.P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

CEPPAS, F. Desencontros entre ensinar e aprender filosofia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, nº. 15, p. 44-54, nov./2010-abr/2011.

MÜHL, E.H. Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação. Educ. Soc., v. 32, p.1035-1050, 2011.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,

MURCHO, D. A natureza da Filosofia e seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002.

PEREIRA, G.A.E. O Ensino médio e a Filosofia: Entre a reflexão e a tradição. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, nº. 16, p. 61-70, maio-out./2011.

ROCHA, R.P. Ensino de filosofia e currículo. Petrópolis: Vozes, 2008.

ROLLA, B.M; NETO, A.S; QUEIROZ, I.P. (Org.). Filosofia e Ensino: possibilidades e desafios. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2003.

SILVA, A.S. Considerações sobre filosofia e Ensino: uma confrontação dialética. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, nº. 16, p. 3-16, maio-out./2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: