APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO 2 DE 2015


Resumo


A Revista LITTERARIUS, chega até você caro leitor, com mais uma série de artigos com o objetivo de veicular o trabalho de pesquisa de diversos autores, e contribuir com o conhecimento, especialmente nas áreas da Educação, Filosofia e Teologia.

O artigo JUSTIÇA E UTOPIA EM EMMANUEL LEVINAS, de Jefferson Polidoro Dias e Paulo Sérgio de Jesus Costa tem por meta expor o pensamento sobre a Justiça, em Emmanuel Levinas, descrevendo e analisando seu pensamento acerca da Utopia Humana. O trabalho investiga os pressupostos e as definições existentes em sua filosofia, permitindo, desta forma, o entendimento das relações e suas respectivas repercussões no pensamento sobre a Justiça em Levinas. Além do mais, o artigo busca a resposta da seguinte pergunta: será o pensamento político de Levinas de cunho liberal, ou o autor teria um pensamento político próprio?

O objetivo do artigo de Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos e Rafael Ferreira de Souza Honorato, POSSÍVEIS IMPRESSÕES DE PRECONCEITO RELIGIOSO NO DISCURSO DE HEGEL, é analisar as impressões de preconceitos na teoria de Hegel, através das inferências discursivas que exaltam a religião Cristã, em detrimento das demais formas de credulidade, a partir da sua crítica à obra de Kant (“Crítica da razão pura”), por meio de uma pesquisa bibliográfica, com análises qualitativas. Considerando o contexto em que o referido filósofo se encontrava, busca-se entender o que o levou a ter a concepção do cristianismo como uma verdade única.

Segundo Carlos Alberto Hartwig, atribui-se aos professores universitários uma responsabilidade essencial no ensino aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de graduação, bem como uma influência intensa na formação profissional. O objetivo do artigo SURGIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS (EAD) VERSUS AFETIVIDADE é demonstrar como a afetividade entre professor/aluno poderá ser desenvolvida apesar do surgimento das novas tecnologias, dentre elas a educação à distância (EAD). O autor ainda salienta que a afetividade se constitui em um importante instrumento educacional, influenciando na relação do ensino aprendizagem. Percebe-se que há vantagens e desvantagens nas aulas em EAD, contudo a maior preocupação é o diferencial e a excelência que cada Instituição Educacional buscará para se destacar perante a sociedade.

A IDENTIDADE PRESBITERAL COMO ESSÊNCIA DO MINISTRO ORDENADO é o título do artigo de Grégori Lopes Siqueira, Robson Dias Corrêa e Valdemar Antônio Munaro, que visa compreender a identidade presbiteral, a fim de observar o real papel em que a figura do consagrado ao Senhor tem de executar na Igreja. O que justifica tal pesquisa, segundo os autores, se refere ao fato do sacerdote ser o primeiro responsável pela evangelização e, portanto, pela própria compreensão da missão a ele confiada e que deve exercer. Concluiu-se definindo que, para melhor compreender o que é um presbítero ou um sacerdote, importa acima de tudo compreender o que é Igreja, e Igreja é Corpo místico de Cristo e povo de Deus.

A compreensão acerca de uma teoria do conhecimento remonta a Descartes e Espinosa, mas foi principalmente a contribuição crítica de Kant que fez com que se tornasse, no século XIX, uma disciplina autônoma e definitiva. Contudo, nos primórdios desta busca insaciável, encontramos os filósofos gregos, justamente porque é da própria natureza humana a busca pelo conhecimento. O objetivo do artigo EXPOSIÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DA GNOSIOLOGIA CARTESIANA, de Evandro José Machado, é mostrar a conciliação de alguns dos aspectos históricos, sistemáticos e conceituais da construção do pensamento humano, no que tange à teoria do conhecimento, especialmente em relação ao pensamento de Descartes.

A VIDA AQUÉM DA REFLEXÃO: UMA ANÁLISE LEVINASIANA SOBRE A FENOMENOLOGIA, de Felipe Bragagnolo, encerra a série de artigos que apresenta uma possível abordagem do tema da ‘Liberdade e da Condição Humana’ a partir da fenomenologia da sensibilidade, retomando o pensamento de Emmanuel Levinas, em sua obra Descobrindo a Existência com Husserl e Heidegger (1997).

Agradecemos a todos os colaboradores da Revista Litterarius, internos e externos da Faculdade Palotina, que contribuíram para a elaboração do 2º número de 2015 e contamos com a colaboração de todos para o 3º número de 2015 e as próximas edições em vista da reflexão e difusão do conhecimento nas áreas de Educação, Filosofia e Teologia.

Sérgio Nicolau Engerroff

litterarius@fapas.edu.br


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: