UMA LEITURA FILOSÓFICA DA FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

José Francisco Dos Santos

Resumo


O presente artigo tem como escopo fazer uma análise filosófica dos desafios educacionais neste princípio de século XXI. Por questões didáticas, o trabalho foi dividido em três partes: 1) no primeiro momento, uma abordagem da crise que atinge a sociedade hodierna; 2) em seguida, descrevemos os limites da concepção da educação fragmentada que é hegemônica no mundo educacional; 3) por último, apresentaremos uma proposição que demonstra a necessidade de uma proposta educativa que atenda as necessidades humanas de um modo integrador.

 

Palavras-chave: Educação fragmentada. Educação integral. Formação. Complexidade.

 

 

A PHILOSOPHICAL READING OF THE FRAGMENTATION

OF KNOWLEDGE

 

Abstract: This article aims to analyze philosophically the educational challenges from the beginning of this XXI century. For didactical reasons, the study was divided into three parts: 1) in the first moment, an approach of the crisis that affects today's society; 2) then, we will describe the boundaries of the concept of education, which is fragmented and hegemonic in the educational world; 3) At last, we will present a proposition that shows the need of an educational proposal that suits human needs in an integrator way.

 

Keywords: Fragmented education. Integral education. Formation. Complexity.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: