SURGIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS (EAD) VERSUS AFETIVIDADE

Carlos Alberto Hartwig

Resumo


Atribui-se aos professores universitários uma responsabilidade essencial no ensino aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de graduação, bem como uma influência intensa na formação profissional. O objetivo desse artigo é demonstrar como a afetividade entre professor/aluno poderá ser desenvolvida apesar do surgimento das novas tecnologias, dentre elas a educação à distância (EAD). Ao iniciar a caminhada no mestrado em educação, escolhi a linha de pesquisa de Práticas Docentes e Formação Profissional, pois esta linha discute as culturas em ambientes educacionais com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização do espaço, do tempo e das atividades pedagógicas, assim como, a construção das diferenças e das contradições, tendo como objetivo a possibilidade de identificar e compreender os elementos que afetam os novos modelos na formação profissional, e como a afetividade na relação docente/discente é ou não afetada por estas novas tecnologias no universo da educação. A afetividade se constitui em um importante instrumento educacional, influenciando na relação do ensino aprendizagem. Percebe-se que há vantagens e desvantagens nas aulas em EAD, contudo a maior preocupação é o diferencial e a excelência que cada Instituição Educacional buscará para se destacar perante a sociedade.

 

Palavras-chave: Professor. Aluno. Afetividade. Novas Tecnologias.

 

Appearance Of The New Technologies (EAD) Versus Affection

 

 

Abstract: There attributes to the university teachers an essential responsibility in the teaching apprenticeship of the academics of the degree courses, as well as an intense influence in the professional formation. The objective of this article is to demonstrate like the affection between teacher/pupil it will be able to be developed in spite of the appearance of the new technologies, among them the education to the distance (EAD). While initiating the walk into the master's degree in education, I chose the line of inquiry of Teaching Practices and Professional Formation, since this line discusses the cultures in education environments with emphasis us teachers know, in the distribution of papers and in the organization of the space, of the time and of the pedagogic activities, as well as, the construction of the differences and of the contradictions, having as I aim at the possibility to identify and to understand the elements that affect the new models in the professional formation, and like the affection in the teaching/learning relation it is affected or not for these new technologies in the universe of the education. The affection is an important education instrument, influencing the relation of the teaching apprenticeship. It is seen that there are advantages and disadvantages in the classrooms in EAD, nevertheless the biggest preoccupation is the differential one and the excellence for that each Education Institution will look to stand out before the society.

 

Keywords: Teacher. Pupil. Affection. New Technologies.


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