A DÚVIDA COMO MÉTODO PARA FUNDAMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO EM DESCARTES


Resumo


O artigo pretende apresentar a fundamentação do conhecimento vinculado à subjetividade do sujeito cartesiano. Neste sentido, Descartes (metodologicamente) opta pela análise investigativa através da dúvida hiperbólica, a qual não deve ser entendida como dúvida cética. A objetividade da investigação filosófica está em colocar em dúvida a existência das coisas, a fim de que permaneça tão somente algo de seguro e indubitável nas ciências. No primeiro estágio, Descartes coloca em dúvida o conhecimento considerado seguro adquirido pelos sentidos, mas com isso a dúvida ainda não abarca a sua pretensão de universalidade. A dúvida passa, então, para um segundo estágio, através do argumento do sonho. Neste, a tentativa é duvidar de todo conhecimento sensível e de seu conteúdo. O argumento do Deus enganador e do gênio maligno, no terceiro estágio, estabelece pela primeira vez a possibilidade da universalização da dúvida, colocando assim em xeque toda e qualquer certeza adquirida pelo sujeito epistemológico. A dúvida metódica conduz à afirmação do sujeito pensante pela impossibilidade da desvinculação entre ser e pensar. Portanto, o fato do sujeito pensar e duvidar garante sua própria existência. Logo, o conhecimento é possível quando fundamentado na razão, já que na relação epistêmica entre sujeito e objeto, o cogito possui primazia em relação aos sentidos.

 

Palavras-chave: Dúvida. Conhecimento. Cogito. Descartes.

 

Doubt How Method To Grounding Of Knowledge In Descartes

 

Abstract: This article intend to present the grounds of knowledge linked to the subjectivity of the Cartesian subject. Due to that, Descartes (methodologically) opts for investigative analysis through the hyperbolic doubt, which should not be understood as skeptical doubt. The objectivity of philosophical investigation is to put the existence of things in doubt, so that only something safe and no doubt remains in the sciences. In the first stage, Descartes puts in doubt the knowledge, considered safe, acquired through the senses, however, with that, doubt still doesn't reach its pretention of universality. The question becomes, then, for a second stage, through the dream argument in which the attempt is doubt all sensible knowledge and its contents. The argument of the misleading God and the evil genius in the third stage for the first time provides for the possibility of universalizing the doubt, thus questioning any certainty acquired by the epistemological subject. The methodical doubt leads to the thinking subject's afirmation by the impossibility of separation between being and thinking. So the fact of the subject think and doubt guarantees its its own existence. Therefore, knowledge is possible when based on reason, since the epistemic relation between subject and object, the cogito has precedence over the senses.

 

Keywords: Doubts. Knowledge. Cogito. Descartes.


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