Apresentação da Edição 2 de 2014


Resumo


A Revista LITTERARIUS, é uma revista quadrimenstral e em seu 2º número de 2014, contém cinco artigos e uma resenha. O presente número contempla a área das ciências humanas em suas subáreas da Filosofia, Educação e Teologia. Salienta-se que o conteúdo é de igual teor nas versões impressa e eletrônica.

Douglas João Orben, com o artigo ULISSES COMO PROTÓTIPO DO HOMEM BURGUÊS NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO (1947), pretende abordar, sobretudo, as relações existentes entre mito, esclarecimento e dominação, analisando-as a partir da figura de Ulisses, o herói astucioso da Odisseia de Homero. O medo, a astúcia, o logro e a dominação são elementos que, frequentemente, estão presentes nas aventuras do herói errante. Ainda, segundo o autor do artigo, a figura de Ulisses já manifesta algumas das principais características do burguês moderno: "a emergência de autoafirmação, a racionalização do sacrifício, a negação dos desejos naturais e a dominação pelo saber".

O artigo A VONTADE COMO COISA-EM-SI EM SCHOPENHAUER E SUA CRÍTICA A FILOSOFIA KANTIANA, de Karla Samara dos Santos Sousa, mostra que Schopenhauer construiu sua doutrina tomando por princípio muitos elementos da filosofia kantiana. Assim,  a autora no referido texto, apresenta algumas das influências da filosofia de Kant que ecoam no pensamento de Schopenhauer, sobretudo àquelas pertinentes às bases fundamentais do projeto crítico kantiano que Schopenhauer herdara e, com ressalvas e reformulações, introduziu em sua própria doutrina.

Já no campo da educação, Alice Krebs Teles apresenta o artigo EDUCAÇÃO DIGITAL: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA EM REDE NO SISTEMA EDUCACIONAL, que é uma realidade crescente nos âmbitos educacionais. A estratégia exploratória sustenta-se na análise dos fundamentos epistemológicos das políticas públicas para a educação digital, aferindo o ingresso de demandas sociais na agenda governamental. Dessa forma, a interação do aluno na sociedade em rede, em tempo real e âmbito global, frente à era digital proporcionada pelo avanço tecnológico, implica na análise lógico-sistemática da influência da tecnologia em rede no sistema educacional e, precisamente, da relação sociedade-poder público, na sistemática de anseios sociais tornarem-se políticas públicas, fomentando a participação democrática da sociedade.Vilson Venturini e Eliseu Lucas Alves de Oliveira, com o artigo  BIG BANG E TEOLOGIA DA CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TEOLÓGICAS DE LUIS CARLOS SUSIN E LEONARDO BOFF PARA O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO, apresentam um diálogo que  os dois teólogos contemporâneos, citados no título, fazem com a teoria do Big Bang e suas consequências na história do universo de 13,7 bilhões de anos. A teologia da criação é a parte da teologia que tem por intenção fazer compreender, a partir da fé, da escritura, da tradição e do magistério, o que se pode entender quando a fé judaico-cristã diz que Deus criou tudo o que existe, e mais, qual é o sentido mesmo da criação. Mas, é necessário o diálogo com as outras ciências, pois as últimas afirmações da cosmologia, ciência que estuda a origem do universo, põem à teologia novas questões que desafiam a maneira até hoje utilizada para explicar a criação por parte de Deus.

A religião é uma das expressões humanas coletivas mais intrigantes da história, exatamente pelo seu poder de persuasão e domínio dos homens. E uma das esferas mais fascinantes da existência humana, ora por sua própria função (religar o homem ao criador), ora por sua instrumentalização como fonte de poder e dominação do homem pelo próprio homem. O artigo O PROBLEMA DA RELIGIÃO EM THOMAS HOBBES, de  Evandro José Machado, mostra que essa temática permeia a história da humanidade e que Thomas Hobbes, como outros distintos pensadores, não fugiu à labuta intelectual e desenvolveu considerações aceitáveis a essa inquietação. Não obstante às inúmeras interpretações da obra de Hobbes em torno da religião, defendemos que ela assume papel capital na criação e na manutenção do Estado como fonte do poder absoluto. 

Na seção Resenhas, Indalécio Robson P. P. Alves da Rocha e Itamar Luís Gelain trazem a resenha do livro A DIMENSÃO AFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O OLHAR DO ACADÊMICO DE DIREITO, de autoria de Carlos Alberto Hartwig (2013). O referido livro se propõe a analisar o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e na relação professor-aluno. Com as bases teóricas de Piaget, Vygotsky e Wallon, Hartwig demonstrou nitidamente a importância da dimensão afetiva no processo ensino-aprendizagem quando comparada com as opiniões dos alunos, opiniões essas colhidas mediante pesquisa de campo.

Agradecemos a todos os colaboradores da Revista Litterarius, internos e externos da Faculdade Palotina, que contribuíram para a elaboração do 2º número de 2014 e contamos com a colaboração de todos para os próximos números do corrente ano em vista da reflexão e difusão do conhecimento nas áreas de Filosofia e Teologia.  

 

Sérgio Nicolau Engerroff
litterarius@fapas.edu.br
www.fapas.edu.br/revistas/litterarius


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