ULISSES COMO PROTÓTIPO DO HOMEM BURGUÊS NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO (1947)


Resumo


No Excurso I da obra Dialética do Esclarecimento (1947), Theodor W. Adorno e Max Horkheimer apresentam a origem do processo de esclarecimento remontando ao período histórico mítico. Segundo os autores, o mito é o primeiro esboço da racionalidade teórica que se abstrai da contingência natural, procurando estabelecer, assim, uma determinada ordem conceitual. Neste contexto, o presente trabalho pretende abordar, sobretudo, as relações existentes entre mito, esclarecimento e dominação, analisando-as a partir da figura de Ulisses, o herói astucioso da Odisseia de Homero. Após vencer a guerra de Troia, destruir e dominar a cidade por meio de uma perspicaz artimanha, o herói Ulisses depara-se como novos desafios: retornar à sua pátria, Ítaca, assumir o seu posto de senhor e reencontrar Penélope. O medo, a astúcia, o logro e a dominação são elementos que, frequentemente, estão presentes nas aventuras do herói errante. É, pois, em tal confronto, que surge a necessidade de uma constante autoafirmação do “eu”, da consciência subjetiva que supera e domina a natureza. Neste sentido, a figura de Ulisses já manifesta algumas das principais características do burguês moderno: a emergência de autoafirmação, a racionalização do sacrifício, a negação dos desejos naturais e a dominação pelo saber são alguns dos elementos que, desde então, perpassam toda a história do esclarecimento, sendo potencializados ainda mais na modernidade.

 

Palavras-chave: Esclarecimento. Adorno e Horkheimer. Ulisses. Mito.

 

Ulysses As A Prototype Of The Bourgeois Man In Dialectic Of Enlightenment (1947)

 

Abstract: In Digression I of the title Dialectic of Enlightenment (1947), Theodor W. Adorno and Max Horkheimer introduced the origin of enlightenment process dating back to historical mythical period. According the authors, the myth is the first outline of theoretical rationality abstracted from natural contingency, seeking to establish, thereby, a particular conceptual order. In this context, the present paper intend to approach, above all, the relations existent between myth, enlightenment and domination, analyzing them from the figure of Ulysses, the astute hero of Homer’s Odyssey. After winning the Trojan War, destruct and dominate the city by means of a perspicacious artifice, hero Ulysses encountered new challenges: return to his motherland, Ithaca, take his station as king and meet Penelope again. Fear, astuteness, fraud and domination are elements frequently present in the adventures of the errant hero. It is, therefore, in such confrontation, that emerges the necessity of a constant self affirmation of “me”, the subjective conscience that overcomes and dominates nature. In this sense, the figure of Ulysses already manifests some of the main characteristics of the modern bourgeois: the emergency of self affirmation, the rationalization of sacrifice, the denial of natural desires and the domination by wisdom are some of the elements that, since then, span all the history of enlightenment, being empowered even more in modernity.

 

Keywords: Enlightenment. Adorno and Horkheimer. Ulysses. Myth.


Texto completo:

DOWNLOAD PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: