Apresentação da Edição 1 de 2014


Resumo


A Revista LITTERARIUS, em seu 1º número de 2014, contém quatro artigos e duas traduções, sendo uma com réplica. Salienta-se que o conteúdo é de igual teor nas versões impressa e eletrônica.

O artigo de André Roberto Cremonezi, IDEALISMO ABSOLUTO COMO DIALÉTICA DA AUTOCONSCIÊNCIA, tem por objetivo apresentar duas categorias fundamentais da filosofia hegeliana – ‘Identidade’ e ‘Sistema’ – no intuito de caracterizar o Idealismo Absoluto de Hegel como sendo uma Dialética da Autoconsciência e Liberdade do Geist, fundamentos indispensáveis para o processo de Bildung no interior do Historicismo Alemão do século XIX.

Com o objetivo de refletir sobre a realidade da fraternidade, o artigo de Pedro Kramer e Anderson Fontes Dias, CAIM E ABEL: O DIFÍCIL CAMINHO DA FRATERNIDADE, tem como fio condutor uma proposta exegética da perícope de Gn 4, 1-16, que narra a história dos irmãos Caim e Abel.

NARRATIVA, SABEDORIA E ARTE A PARTIR DE ARISTÓTELES, artigo de Dilmar Luiz Lopes, propõem a reflexão sobre o conceito de narrativa desenvolvida em quatro segmentos do texto, problematizando em cada momento um conceito da Poética, de Aristóteles. A saber, o mito que expressa a possibilidade da existência humana como narrativa que remete ao passado ou futuro.

Em um período que compreende pouco mais de cem anos e que vai do início do século XIX até a primeira metade do século XX, o pensamento filosófico empreendeu e assistiu uma de suas maiores transformações: o desmoronamento da ontologia metafísica. O artigo RAZÃO, VIDA, CONSCIÊNCIA: DA ONTOLOGIA METAFÍSICA À ONTOLOGIA EXISTENCIAL, de Vítor Hugo dos Reis Costa, tem por objetivo principal pontuar, de forma muito breve e modesta, alguns elementos pertinentes no que tange as transformações históricas da ontologia ao longo da tradição filosófica ocidental.

Na seção das traduções, Itamar Luis Gelain apresenta dois textos: o artigo SOBRE A PERCEPÇÃO E SEUS OBJETOS EM STRAWSON de Ernest Sosa e RÉPLICA A ERNEST SOSA. Para discutir a percepção em Strawson, Sosa toma o artigo Perception and its Objects. Nesse artigo, Strawson argumenta, em primeiro lugar, contra Ayer, que nossa concepção realista do mundo não deve ser considerada uma espécie de 'teoria' baseada em 'dados' proporcionados pelos sentidos ou pela experiência sensorial. Em segundo lugar, afirma que nossa concepção postula nossa consciência imediata de contínuos físicos num marco espacial, objetos com propriedades visuais e táteis causalmente responsáveis por nossas ocasionais percepções dos mesmos. De acordo com Sosa, a concepção de Strawson é submetida à crítica de uma pergunta de importância primordial: podemos sustentá-la racionalmente, sem maiores modificações, apesar da ascensão do conhecimento científico? O segundo texto é uma tradução de uma Réplica de Strawson ao texto anterior.

Ainda na seção das traduções, Jaimir Conte apresenta a tradução do artigo de Victor Brochard, Pyrrhon et le scepticisme primitif (PIRRO E O CETICISMO PRIMITIVO). Segundo o autor, Pirro é um dos filósofos menos conhecidos da Antiguidade. São poucas as informações sobre ele, e além disso, essas informações não concordam muito bem umas com as outras. Há, por assim dizer, dois Pirros: o da tradição cética representada por Arístocles, Sexto Empírico e Diógenes, e o da tradição acadêmica conservada por Cícero. Após resumir os principais fatos de sua biografia, serão examinadas essas duas tradições e tentar-se-á, determinar o verdadeiro caráter de Pirro e o alcance de sua doutrina.

Agradecemos a todos os colaboradores da Revista Litterarius, internos e externos da Faculdade Palotina, que contribuíram para a elaboração do 1º número de 2014 e contamos com a colaboração de todos para os próximos números do corrente ano em vista da reflexão e difusão do conhecimento nas áreas de Filosofia e Teologia.

 

Sérgio Nicolau Engerroff
litterarius@fapas.edu.br
www.fapas.edu.br/revistas/litterarius


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: