IDEALISMO ABSOLUTO COMO DIALÉTICA DA AUTOCONSCIÊNCIA


Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar duas categorias fundamentais da filosofia hegeliana – ‘Identidade’ e ‘Sistema’ – no intuito de caracterizar o Idealismo Absoluto de Hegel como sendo uma Dialética da Autoconsciência e Liberdade do Geist, fundamentos indispensáveis para o processo de Bildung no interior do Historicismo Alemão do século XIX. Cabe ressaltar que as inúmeras tentativas de reunir a gama de produções filosóficas, de modo a conferir-lhes um encadeamento lógico, conduziram grande parte do estudo da contemporaneidade filosófica ao esquecimento daquele que fora o maior ‘Sistema’ Filosófico desde a Antiguidade Clássica. Como forma de transcender as críticas e repúdios frente ao marco conceitual idealista, situado ao final da Modernidade e início do pensamento Contemporâneo, propõe-se uma leitura provocativa de Hegel, no ímpeto de estimular a retomada dos estudos sobre aquele. Em nossa compreensão, a marcha do Espírito Absoluto descrita na Phänomenologie des Geistes equivale à narrativa dialética do processo de tomada de consciência da humanidade, em um processo que pode ser interpretado para além Der list der Vernunft, mas, outrossim, como uma chave onto-filogenética, suficientemente capaz de sustentar a gênese da Bildung como gênese da Liberdade.

Palavras-chave: ‘Identidade’. ‘Sistema’. Idealismo Absoluto. Bildung. Liberdade.

The Absolute Idealism as a Dialectic Dinamic of Gain of Mankind Self-Consciousness

Abstract: The present paper has as its main objective to presente two fundamental categories of the Hegelian philosophy – ‘Identity’ and ‘System’ – in order to characterize Hegel’s Absolute Idealism as a dialectic dinamic of gain of mankind Self-counsciousness and freedom of Geist, being those mentioned categories indispensable for the Bildung process within German Historicism from XIX century. Its worth noting that the countless attempts of the contemporary studies of Philosophy to gather a range of philosophical productions, in order to give those a logical sequence, led to oblivion that which was the greatest Philosophical System since Classical Antiquity. In order to transcend criticism and repudiation of the Idealistic conceptual frame that takes place by the end of Modern age and during the development of Contemporary thought, a provocative reading of Hegel’s propositions is proposed, to estimulate the resumption of Hegelian studies. We understand that the march of the Geist as described on Phänomenologie des Geistes is tantamount to the dialectic narrative of the gain of mankind self - counsciousness process within a dinamic that can be understood way beyond the meaning of Der list der Vernunft as a Hegel’s concept, as an ontogenetic and philogenetic key sufficiently capable to sustain the Bildung’s genesis as the genesis of Freedom.

Keywords: 'Identity'. 'System'. Absolute Idealism. Bildung. Freedom.


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