Apresentação da Edição 3 de 2013


Resumo


A Revista LITTERARIUS, apresenta em seu terceiro número de 2013, os quatro primeiros artigos relacionados à XII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS, que teve como temática 'Subjetividade, Política e Ética na Contemporaneidade', realizada no período de 01 a 04 de outubro de 2013 – Santa Maria/RS. Os outros dois artigos, o primeiro pondera sobre as questões relativas ao direito natural e o estado de natureza humana a partir da perspectiva de Hobbes e Saramago, e o segundo, são reflexões sobre o conceito de Existimatio em Pedro Abelardo.

Abre a série, sobre as reflexões da XII Semana Acadêmica, o artigo MORALIDADE SOCIAL E SENTIMENTOS MORAIS, de Cristina de Moraes Nunes que mostra que a atribuição de responsabilidade moral aos agentes pelas suas ações constitui uma das principais questões ligadas à moralidade. As tradicionais formas de tratar essa questão são o determinismo e o indeterminismo. Uma nova maneira é apresentada por Peter Strawson, através da sua proposta de naturalização da responsabilidade moral. Ainda segundo a autora, a atribuição de responsabilidade não se dá pela sua relação com o livre-arbítrio, mas sim de acordo com o sistema de atitudes reativas, tais como indignação, ressentimento e culpa.

Na sequência Alceu Cavalheiri com o artigo OS PROBLEMAS EM CONHECER A NORMA MORAL apresenta a problemática nos treze (13) primeiros parágrafos do opúsculo, A origem do conhecimento moral (Vom Ursprung sittlicher Erkenntnis-1889), de Franz Brentano (1838-1917). Para o autor da pesquisa, o próprio Brentano admite que o problema em conhecer a norma moral é uma aporia complicada de ser resolvida, pois está atrelada a uma sanção natural.

Contribui com o debate A ÉTICA QUE SE SENTE, O OUTRO QUE SE ACOLHE: APONTAMENTOS SOBRE SENSIBILIDADE, ALTERIDADE E HOSPITALIDADE EM LÉVINAS DESDE UMA AVALIAÇÃO DA CONTEMPORANEIDADE, o assim intitulado trabalho de Cristiano Cerezer, consiste num conjunto de apontamentos sobre o pensamento ético de Emmanuel Lévinas. A pesquisa tem em vista o pano de fundo fenomenológico de sua filosofia e o potencial que ela possui, desde uma reavaliação do cenário ético-ontológico contemporâneo, de renovação paradigmática e sua contribuição para uma nova teoria ética da subjetividade. Os fios condutores dessa análise serão os temas da sensibilidade, da alteridade e da hospitalidade.

Ainda relacionado à XII Semana Acadêmica, o artigo RAZÃO E SOLIDÃO: DO CONHECIMENTO SOLIPSISTA À ESTRUTURA RELACIONAL DO SABER de Marcos Alexandre Alves, examina a compreensão levinasiana acerca das categorias filosóficas de solidão e de razão. O autor objetiva mostrar que, tradicionalmente, a solidão e a razão sempre foram consideradas a partir de uma dialética do ser.

Complementam essa edição da Revista, outros dois artigos de temáticas livres. O primeiro traz como título HOBBES E SARAMAGO. Tratar de forma apenas a considerar o direito como norma, esquecendo-se de um substrato teórico percursor das relações jurídicas civis, é fechar os olhos para a essência da ciência jurídica. Portanto, o presente artigo de Indalécio Robson P. P. Alves da Rocha, Itamar L. Gelain e Glaci Gurgacz, tem por propósito ponderar sobre as questões relativas ao direito natural e o estado de natureza humana a partir da perspectiva de Hobbes e Saramago.

E o segundo, REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE EXISTIMATIO EM PEDRO ABELARDO, de Edsel Pamplona Diebe. A disputa travada no Concílio de Sens entre Abelardo e as Autoridades da Igreja, principalmente São Bernardo de Clairvaux (1090-1153), girou em torno do significado lógico do termo existimatio. Segundo a autora do artigo, verifica-se que esta palavra é de uso anterior a Abelardo. Houve uma mudança de significado ao longo do tempo e a forma como Abelardo a utiliza era diferente das anteriores. O problema filosófico que se apresenta está pautado na forma como Abelardo interpretou a palavra e, por conseguinte, concebeu a fé. Este pode ter sido o principal motivo de sua condenação.

Agradecemos a todos os colaboradores da Revista Litterarius, internos e externos da Faculdade Palotina, que contribuíram para a elaboração dos três números durante o ano de 2013. Fazemos votos em contar com a colaboração de todos em 2014, para que a Revista consiga ser um estímulo para a pesquisa, e propicie a reflexão, a produção e a difusão do conhecimento nas áreas de Filosofia e Teologia.

Sérgio Nicolau Engerroff
litterarius@fapas.edu.br
www.fapas.edu.br/revistas/litterarius


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: