Apresentação da Edição 2 de 2013


Resumo


A Revista LITTERARIUS, em seu segundo número de 2013, apresenta pesquisas de temáticas, não somente relacionadas ao cotidiano da Filosofia e Teologia, mas também, im-portantes temas da atualidade, relacionados às duas áreas.

O avanço tecnológico e a implementação de técnicas de miniaturização de bens tem ocorrido de forma rápida, com a automática inserção dos bens no cotidiano da vida das pessoas. O artigo ‘QUESTÕES ÉTICAS RELACIONADAS À NANOTECNOLOGIA E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA’, de Carina da Cunha Alvez, analisa essas questões, em razão da possibilidade de existirem violações à referida dignidade, devido à falta de esclarecimentos relacionados aos eventuais riscos que podem advir do consumo dos bens produzidos e comercializados com o uso da nanotecnologia.

O artigo ‘JESUS, DOM DE DEUS PARA O PERDÃO DOS PECADOS: Exegese Lc 5,17-26’, de Sérgio Nicolau Engerroff e Wellington Carvalho de Macedo, oferece um exercício de exegese que percorre vários passos do método em questão. Além de apresentar um método de exegese e da análise exegética da perícope Lc 5,17-26, o presente artigo tem como objetivo analisar o encadeamento da argumentação de defesa do poder messiânico de Jesus de perdoar pecados. Quem é esse que se diz capaz de perdoar pecados e como se legitima tal afirmação?

Vítor Hugo dos Reis Costa, com o artigo ‘O CORPO COMO CONTINGÊNCIA FUNDAMENTAL EM SARTRE’, apresenta, em linhas gerais, no que diz respeito à temática da corporeidade, alguns resultados da fenomenologia de Jean-Paul Sartre (1905-1980). Nesse sentido, o autor procura discorrer sobre o corpo como estrutura da consciência, sobre o corpo tal como é vivido pelo sujeito, o corpo como objeto para a própria consciência e, finalmente, o corpo na relação com o Outro.

Bertrand Russell apresenta uma nova perspectiva sobre o funcionamento semântico de expressões denotativas na teoria das descrições definidas em “On Denoting”. O artigo ‘A GÊNESE DA TEORIA DAS DESCRIÇÕES’, de Denise Borchate e Albertino Luiz Gallina, tem como objetivo apresentar e analisar as posições sustentadas por Michael Kremer em The Argument of ‘On Denoting’(1994), e Simon Blackburn e Alan Code no artigo The Power of Russell’s criticism of Frege: ‘On Denoting’ (1977) sobre a gênese da teoria das descrições em “On Denoting”(1905).

Com o artigo ‘A CRISE NO MINISTÉRIO SACERDOTAL: SOFRIMENTO PSÍ-QUICO’, o autor Edson Sallin pretende abordar um assunto complexo, e no dizer dele, por que não polêmico, que é a questão da crise no ministério sacerdotal. Segundo o autor, a crise no ministério sacerdotal é vista, muitas vezes, como um momento difícil da vida do padre, trazendo várias consequências. A intenção é mostrar que a mesma é um momento de trans-formação, do voltar-se para si, um tempo de deserto. A importância do tema se dá em vista de que o consagrado precisa enfrentá-la, para superar com maturidade a crise.

Na seção das Traduções e Resenhas, Jaimir Conte apresenta a tradução de uma carta. ‘UMA ESPÉCIE DE HISTÓRIA DE MINHA VIDA’ (A kind of history of my life), ou ‘Carta a um médico’ (A Letter to a Physician), é uma carta escrita por Hume (1711-1776), endereçada em março ou abril de 1734 a um médico não identificado, na qual Hume pede alguns conselhos para continuar com o seu trabalho filosófico. O título atual é extraído do primeiro parágrafo. Segundo Jaimir, a importância dessa carta reside no seu caráter autobiográfico e nos comentários que Hume faz sobre seu projeto filosófico.

Agradecemos a todos os colaboradores da Revista Litterarius, internos e externos da Faculdade Palotina, que contribuíram para que mais um número impresso e on-line pudesse ser editado em 2013.


Sérgio Nicolau Engerroff
litterarius@fapas.edu.br
www.fapas.edu.br/revistas/litterarius


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: