ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Marinês Pivatto, Sônia Bonelli

Resumo


O texto Espiritualidade na Educação aborda a importância e o significado da espiritualidade a partir da educação integral, sem esquecer o papel fundamental do educador que estabelece com o educando a descoberta do sentido da vida. Para esse professor, não importa o quanto a tecnologia avance, pois a sua prática estará pautada em seu papel fundamental que deve fazer com que o aluno se modifique interiormente, acreditando no potencial que existe dentro de si e que permitirá o amadurecimento de sua espiritualidade. Espiritualidade, diz respeito ao espírito e, como cada um de nós é diferente, nossas espiritualidades também o são, pois vemos o mundo de modo diferente, de acordo com nossas experiências de vida, de cultura, de gênero, de fé, de comunidade, de família. Yus (2002), entende que a prática da espiritualidade em relação à educação hoje, deve ser pautada em oito itens, a saber: espiritualidade como religião; espiritualidade como forma de dar sentido a vida; espiritualidade como auto-reflexão; espiritualidade como conhecimento místico; espiritualidade como emoção; espiritualidade como moralidade; espiritualidade como ecologia e espiritualidade como criatividade. É preciso valorizar cada vez mais a educação, pois somente através dela conseguiremos resgatar os valores morais, culturais, sociais e biológicos do ser humano. A educação deverá fazer com que desabroche dentro de cada indivíduo o ser humano integral que ele é, capaz de agir na natureza e na sociedade revertendo a situação atual de injustiça e miséria presentes hoje no mundo.

 

Palavras-chave: Educação. Espiritualidade. Educação integral.

 

ABSTRACT

 

The text Spirituality in Education discuss the importance and meaning of spirituality based on holistic education, not forgetting the fundamental role of the educator, who establishes with his students the meaning of life. For this educator it doesn`t matter how much technology can develop, because his practice will be guided by his fundamental role which is to make their students change, believing in their potential and leading them to spiritual growth. Spirituality is about the spirit and because everyone is different our spirituality will also be, since we see the world in different ways according to our genre, our life experiences, our culture, our faith, our families and community. Yus (2002) understands that the practice of spirituality, in regards to education today, should be based on eight items, which are: spirituality as religion, spirituality as a way of bringing meaning to life, spirituality as self reflection, spirituality as mystic knowledge, spirituality as emotion, spirituality as morality, spirituality as ecology and spirituality as creativity. It is necessary to give education more and more value because it is only through it that we will rescue the moral, cultural, social and biological values of the human being. Education is supposed to make the whole self of each human being emerge, so that he is capable of acting upon nature and in society, changing the world`s present scenario of injustice and poverty.

 

Keywords: Education. Spirituality. Holistic education.

 

 


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