A CRIAÇÃO DO ESTADO COMO ATO LIVRE E RACIONAL EM HOBBES

Evandro José Machado

Resumo


Cada vez mais cresce o isolamento pessoal e o número de pessoas que optam pelo aprimoramento subjetivo. Se a vida isolada é superior à vida coletiva, por que o Estado foi instituído? Buscando amparo teórico na literatura de Thomas Hobbes, acreditamos e defendemos que é pela vontade de viver melhor que o homem pactua com o outro homem e constitui o Estado. Para tanto, faz-se necessário percorrer o mesmo caminho mental estipulado por Hobbes. Em primeiro lugar: o homem não nasceu para viver em sociedade, pois ele não é naturalmente político, ele se faz político. As circunstâncias do cotidiano conduzem o homem à deliberação e a iniciar a vida coletiva. Em segundo lugar: o homem deve fazer todo esforço possível e necessário para se manter vivo, adjacente a esta realidade, o homem se demonstra temeroso com relação à morte violenta. Além disso, todo homem tem direito (liberdade) a usufruir de todos os bens cedidos pela natureza, o que acarretaria em conflitos generalizados. Esses elementos compõem o que Hobbes denomina de estado natural, espaço no qual o homem seria totalmente livre. O homem nota que de nada vale a liberdade ilimitada se a vida, que é o maior bem, não estiver sendo preservada. A liberdade, portanto, assume identidade de mediadora e tende a conduzir o homem a um fim maior: a preservação. Papel igualmente importante nesse processo de transição é o da razão, porque atua como faculdade de cálculo ao analisar os elementos favoráveis e os desfavoráveis de determinada situação, eis que o estado surge como possibilidade mais evidente de fuga da situação natural de instabilidade, ato humano livre e racional.

 

Palavras-chave: Estado. Livre. Racional. Hobbes.

 

ABSTRACT

Increasingly growing personal isolation and the number of people who opt for subjective improvement. If life is superior to the isolated community life, because the state was instituted? Seeking shelter in the theoretical literature of Thomas Hobbes, believe and argue that the will to live is better than the man in consonance with the other man and is the state. Therefore, it is necessary to travel the same path set out by Hobbes mind. First, the man was not born to live in society because he is not naturally a politician, he becomes political. The circumstances of everyday life lead man to start the deliberation and collective life. Secondly, the man should make every effort possible and necessary to stay alive, adjacent to this reality, man is afraid to show respect to violent death. In addition, everyone has the right (freedom) to enjoy all the goods donated by nature, which would result in widespread conflict. These elements make up what Hobbes called the natural states pace in which man would be totally free. The man realizes that nothing is worth the unlimited freedom to life, which is the greatest good, is not being preserved. Freedom, therefore, assumes the identity of a mediator and tends to lead man to a higher goal: the preservation. Equally important role in this transition process is there a son, because it acts as a power calculation to analyze the favorable and unfavorable elements of

a given situation, behold, the state emerges as the most obvious possibility of escape from the natural situation of instability, free human act and rational.

 

Keywords: State. Free. Rational. Hobbes.


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