Apresentação da Edição 1 de 2013


Resumo


A Revista LITTERARIUS, em seu primeiro número de 2013, apresenta artigos de várias áreas da Filosofia, a partir de filósofos como Gabriel Marcel, Immanuel Kant, Peter Strawson e Friedrich Nietzsche.

O artigo HOMO VIATOR: ENCARNAÇÃO E ITINERÂNCIA EM GABRIEL MARCEL, de Marcos Alexandre Alves e Diones Antonio Hohemberger, examina o tema da existência encarnada e itinerante em Gabriel Marcel. Para Marcel, a existência itinerante é o modo de ser próprio do homem. O autor, no artigo, apresenta uma crítica ao conhecimento e aos sistemas filosóficos objetivistas, em suas pretensões de encapsular o ser humano em conceitos abstratos e reducionistas. Por fim, aborda a existência humana como itinerância a partir da compreensão de que o homem é viator, um ser encarnado e itinerante que, na comunhão e na participação engajada, encontra as condições para responder às suas inquietações existenciais.

Adelson Cheibel Simões e Felipe José de Moraes Neto apresentam a concepção de liberdade em Kant, que se denomina como uma liberdade responsável, ou seja, um auto legislar-se, com base em um ‘querer’ e, um ‘fazer’. No artigo intitulado A CONCEPÇÃO DE ‘LIBERDADE’ EM IMMANUEL KANT, serão usados os escritos kantianos como a Crítica da Razão Pura, a Crítica da Razão Prática, Os Progressos da Metafísica e textos de comentadores como: Salgado, Reale e Rohden.

AS ANTINOMIAS KANTIANAS: UMA INTERPRETAÇÃO DE PETER F. STRAWSON, de Cristina de Moraes Nunes, visa apresentar a interpretação que Strawson elabora em The Bounds of Sense sobre a Crítica da Razão Pura de Kant, em especial a dialética transcendental, onde Kant trata da questão das antinomias. Strawson considera que a parte analítica da Crítica é a parte mais fecunda e interessante, enquanto a parte da dialética poderia ser descartada sem perda alguma.

Segundo Nietzsche, a moral não se alicerça em Deus, mas, sim, nos processos coercitivos realizados por determinadas organizações sociais, religiões, instituições. O artigo O PROBLEMA DA MORAL EM NIETZSCHE, de Ícaro Souza Farias e Jasson da Silva Martins, tem por objetivo investigar a crítica que Nietzsche direciona contra a moral. Nesse sentido, a consciência moral é a plena adaptação do indivíduo na comunidade.

O texto ELUCIDAÇÃO FILOSÓFICA E ATIVIDADE ANALÍTICA de Wenceslao J. Gonzalez, traduzido por Itamar Luis Gelain, é uma resenha crítica acerca da obra ANALYSIS AND METAPHYSICS de Peter Strawson, publicada 1992.

Agradecemos a todos os colaboradores da Revista Litterarius, internos e externos da Faculdade Palotina, que contribuíram para que mais um número pudesse ser editado, o primeiro de três previstos para 2013.


Sérgio Nicolau Engerroff
litterarius@fapas.edu.br
www.fapas.edu.br/revistas/litterarius


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: