Apresentação da Edição 2 de 2010

Sérgio Nicolau Engerroff

Resumo


A Revista LITTERARIUS, em seu segundo número de 2010, vem a público mais uma vez para disponibilizar à comunidade acadêmica e demais leitores, um conjunto de trabalhos sobre temas das ciências humanas. Nesta edição de julho a dezembro de 2010, salientamos que a Revista poderá ser apreciada pela primeira vez nas versões impressa e on-line com igual teor. Também, a partir do presente número, a Revista Litterarius inicia uma política de seções, a qual abrigará Traduções e, posteriormente, Resenhas. Assinalando a nova configuração e padronização científica, a Revista Litterarius não será mais publicada semestralmente, mas quadrimestralmente, a partir de 2011/1. Ainda queremos reafirmar, que a Revista busca sempre mais uma política editorial que possui como um dos seus eixos a diversidade institucional e geográfica dos artigos nela publicados.

Sob o título 'ALTERIDADE COMO FUNDAMENTO DA E ÉTICA EM KIERKEGAARD', os autores Alvaro L. M. Valls e Jasson da Silva Martins mostram que, enquanto o elogio ao amor natural, na tradição filosófica, foi descrito no Banquete de Platão,  o melhor elogio ao amor cristão está descrito em As obras do amor de Kierkegaard. Ao defender a tese de que é preciso crer no amor, Kierkegaard fundamenta a sua concepção ética em uma alteridade concreta. Para Kierkegaard, amor cristão, 'ágape' é diferente do amor platônico 'éros' e do aristotélico 'philía', é um amor que não espera nada em troca: nenhum interesse, nenhuma reciprocidade e nenhuma seleção pode mediar a relação entre o amante e o amado.

A Revista ainda apresenta outro artigo sobre Kierkegaard sob a autoria de María J. Binetti: 'LA REPETICIÓN EN EL PENSAMIENTO DE KIERKEGAARD'. O conceito de "repetição", segundo a autora, constitui uma das categorias centrais do pensamento de Søren A. Kierkegaard, através da qual poderia ser resumida sua compreensão da existência singular. Binetti entende que a repetição kierkegaardiana, longe de negar ao real seu fundamento uno e absoluto, o que busca precisamente é reconstruí-lo.

Renato Nunes Bittencourt, com o artigo 'NIETZSCHE E O ERUDITISMO COMO SUPRESSOR DA CAPACIDADE REFLEXIVA DO ESTUDANTE' problematiza a formulação de uma filosofia da educação a partir do pensamento pedagógico de Nietzsche e suas críticas contundentes ao método de transmissão de ensino peculiar dos estabelecimentos pedagógicos alemães do período oitocentista marcados, conforme seu juízo, pelo sistema eruditista. De acordo com Nietzsche, um dos sintomas do declínio da cultura alemã residiria no ideal "educacional" de se formar intelectualmente e existencialmente homens não para o desenvolvimento de obras que possibilitem a criação e a afirmação da vida, mas sim para o mero cumprimento de funções especializadas; desse modo, não exista uma continuidade intrínseca entre a atividade técnica e a existência como um todo. 

A idéia de olhar como simbologia fascina o homem desde o surgimento da linguagem. Fransmar Costa Lima com o artigo, 'A LARANJA MECÂNICA: UM ENSAIO DO OLHAR SOBRE O OLHAR', trata a questão do olhar como dimensão simbólica e significativa no filme A Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. Estender o olhar a sociedade pressupõe uma necessidade constante de releitura cultural onde o reflexo da moralidade se desdobra sobre o ambiente da individualidade.

'P. F. STRAWSON E A GÊNESE DOS ARGUMENTOS TRANSCENDENTAIS', o assim intitulado artigo de Itamar Luis Gelain, trata dos tipos de argumentos transcendentais e do ceticismo. Peter Strawson, no século XX, é o responsável por empregar os argumentos transcendentais contra o ceticismo. Os argumentos strawsonianos buscam provar contra o cético que as crenças que ele põe em questão são necessárias para se ter experiência. Caso o cético negue isso ele impossibilita a experiência e o próprio pensamento. Entretanto, busca-se mostrar aqui que nos escritos de Strawson há dois tipos de argumentos transcendentais, a saber, o dedutivo e o elêntico.

E ainda o artigo de Lauren de Lacerda Nunes e Gabriel Garmendia da Trindade, 'OS DEVERES PRIMA FACIE E OS DILEMAS MORAIS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS',  aborda a questão dos dilemas ou conflitos morais em filosofia, enfocando especialmente a discussão contemporânea da temática. A pesquisa versa sobre a questão dos dilemas morais enfocando dois aspectos centrais da discussão contemporânea do problema: a divisão fornecida por B. Williams entre dilemas morais "solúveis" e "insolúveis" e o conceito de dever prima facie fornecido por W. Ross.

Marcelo de Sant'Anna Alves Primo, doutorando da UFBA, inaugura a seção de Traduções, com 'ADIÇÃO AOS PENSAMENTOS DIVERSOS', ensaio do filósofo Pierre Bayle, publicado originalmente em francês.

Agradecemos aos autores dos artigos da presente edição, a todos os colaboradores internos e externos da Faculdade Palotina, à Gráfica Pallotti de Santa Maria pela diagramação e impressão, a Jasson Martins e Marcelo Valvassori Bittencourt pelo incentivo e participação na configuração da revista on-line. Desejamos que a leitura dos artigos da presente edição contribua para o desenvolvimento das discussões e pesquisas e esperamos continuar contando com a colaboração de todos.

Sérgio Nicolau Engerroff

litterarius@fapas.edu.br


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