A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O DESEJO EM EXERCÊ-LA: A ESCUTA DE SUJEITOS EM DIFERENTES MOMENTOS DESTE PERCURSO

Juliana Freitas da Silveira Freitas da Silveira, Cláudia Maria Perrone, Camilla Baldicera Biazus

Resumo


Este artigo tem como temática um enlace entre a educação e a psicanálise, mais especificamente, a docência universitária; por objetivo, visa a problematizar o desejo de exercer a docência no ensino superior e seu enlace com a educação, a partir da escuta de sujeitos que se encontram em momentos diferentes de seu percurso docente. A metodologia consiste em uma pesquisa inspirada em pressupostos da psicanálise, que é dotada de um método específico e peculiar, onde o papel do pesquisador se encontra como diferencial. Foi possível pensar que o desejo singularizado em cada caso nos faz pensar e refletir frente a uma constituição, que chamei aqui de ser-professor. Os participantes escutados foram: um doutorando sem experiência profissional na carreira docente, um docente em início de carreira e um docente no final da mesma. A partir da análise e de reflexão acerca das falas dos participantes, foi possível observar a forma como cada um se relaciona com o fazer docente e com as questões singulares que emergem nesse cenário. Como resultados, percebemos diferentes lugares: passamos dos alunos imaginários de uma quase professora, para uma docente que faz “direito” e chegamos na felina, com sua carta na manga, a enfrentar o encerramento da própria carreira. Foi possível concluir que o desejo pela docência está intimamente ligado ao enlace com a educação, em seu percurso educativo e de constituição subjetiva, uma vez que o sujeito chega nessa posição e precisa constituir-se na relação com o Outro para tornar-se um.

Palavras-chave: Desejo. Docência. Ensino Superior. Psicanálise.

 

University Teaching And The Desire To Exercise It: Listening To Subjects At Different Moments From This Path


Abstract: This article has as its theme a link between education and psychoanalysis, more specifically, university teaching. Its objective is to problematize the desire to practice teaching in higher education and its link with education, by listening to subjects who are at different times in his teaching career. The methodology consists of a research inspired by assumptions of psychoanalysis that is endowed with a specific and peculiar method, where the researcher's role is found as a differential. It was possible to think that the singularized desire in each case makes us think and reflect in the point of view of a constitution, in what I called here being a teacher. The participants listened to were a doctoral student with no professional experience in the teaching career, a beginning teacher and a teacher at the end of career. From the 

analysis and reflection on the participants' speeches, it was possible to observe how each one relates to the teaching practice and the singular questions that emerge in this scenario. We went from the imaginary students of a quasi teacher to a “right” teacher and came to the one with her letter up her sleeve facing this closure. It was possible to conclude that the desire for teaching is closely linked to education, in its educational path and subjective constitution, once the subject reaches this positionand needs to be constituted in the relationship with the Other to become one.


Keywords: Desire. Teaching. University education. Psychoanalysis.


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