UM OLHAR SOBRE O ATO DE PESQUISAR EM CIÊNCIAS HUMANAS

FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER

Resumo


Este texto, de cunho teórico-reflexivo e, ao mesmo tempo, filosófico, objetiva suscitar reflexões sobre os conceitos “estranhamento” e “representação” no tocante ao ato de pesquisar em Ciências Humanas. Para o primeiro conceito, tomamos como base teórica os estudos de Ginzburg (2001), no qual tecemos considerações também sobre o distanciamento que um pesquisador precisa ter para escrever e descrever seu objeto/tema de estudo. Para o segundo conceito, partimos do entendimento de Becker (2009) e adunamos a isso, nossas discussões a respeito da verdade. Entendemos que o estudo de ambos os conceitos possibilita,  ao futuro pesquisador das Ciências Humanas, compreender o que é pesquisar. Além disso, chama atenção para os cuidados que um pesquisador deve ter quando de sua inserção no campo de pesquisa e da representação dos resultados da mesma.

Texto completo:

Download PDF

Referências


ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudos de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivros, 2005.

BECKER, Howard Saul. Falando da Sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009, p.15-77.

GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MOURA, Maria Lúcia Seidl de; FERREIRA, Maria Cristina. Projetos de pesquisa: elaboração, redação e apresentação. Rio de Janeiro: EdiUERJ, 2005.

LEONARDI, Paula; AGUIAR, Thiago Borges de. As potencialidades para o uso da obra de Carlo Ginzburg na História da Educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 5, p. 107-123 jul./dez. 2010.

PESSANHA, José Américo Motta. A imaginação criadora. Vídeo. Publicado em 2012. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=PKKMkWnSrXs> acesso e 01 de ago. 2017.

WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. Tradução de Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: