CULTURA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Renata Stangherlin dos Santos, Marcos Alexandre Alves

Resumo


Este trabalho investigou as dificuldades dos Professores em Formação em compreender as diferenças e a trabalhar com as crianças e os adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em sala de aula. Para tanto, desenvolveu-se um estudo bibliográfico em que se traçou um panorama geral, epistemológico e conceitual sobre o tema em questão e aplicou-se um questionário a trinta e seis alunos de duas turmas e a cinco professoras, do turno da tarde, de uma escola, considerada do Campo. Os dados levantados a partir da aplicação dos questionários serviriam como subsidio para elaborar e realizar uma palestra e identificar a percepção dessas educadoras acerca dos desafios epistemológicos e humanos de se trabalhar com alunos diferentes e com TDAH. A Formação de Professores não tem fórmula, tampouco para ser o melhor ou o pior educador de uma instituição de ensino. Muito pode-se modificar por reflexão e reflexo das estratégias que já se mostraram positivas tanto em vista das práticas dos professores, quanto da aprendizagem dos alunos. Por meio da pesquisa, pode-se constatar a importância da Formação de Professores para que esses invistam em cursos de atualização e também adequarem-se a cada contexto em sala de aula, propondo espaço para que seus alunos possam participar das suas aulas. Por um lado, as professoras reconhecem a relevância de repensar suas práticas educativas em sala de aula, porque pode-se perceber as ações que não deram certo e a justificativa de tais ações. Por sua vez, alguns estudantes relataram que não mudariam nada nos professores, outros já modificariam alguns aspectos. Por outro lado, os estudantes, na sua maioria, afirmaram que os professores influenciarem suas ações. Isso demonstra também, o valor das ações e da postura dos professores enquanto atuantes dessa área.

 

Palavras-chave: Educação. Transtorno de Déficit de Atenção. Formação Inicial e Continuada de Professores. Alteridade.

 

 

Educational Culture And Continuing Training Of Teachers: The Education Of Children And Adolescents With Attention Deficit And Hyperactivity In Basic Education

 

Abstract: This work investigated the difficulties of the Teaching Professionals in understanding the differences and working with children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder in the classroom. For that, a bibliographic study was developed in which a general, epistemological and conceptual overview was drawn up on the subject in question, and a questionnaire was applied to thirty-six students from two classes and five teachers from the afternoon shift from a school, considered of the Field. The data collected from the application of the questionnaires would serve as a subsidy to elaborate and give a lecture and to identify the perception of these educators about the epistemological and human challenges of working with different students and with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Teacher Training has no formula, nor can it be the best or worst educator in an educational institution. Much can be changed by reflection and reflection of the strategies that have already proven positive both in view of the teachers 'practices and the students' learning. Through the research, it is possible to verify the importance of Teacher Training so that they invest in refresher courses and also adapt to each context in the classroom, proposing space for their students to participate in their classes. On the one hand, the teachers recognize the relevance of rethinking their educational practices in the classroom, because one can perceive the actions that did not work and the justification of such actions. In turn, some students reported that they would not change anything in the teachers, others would change some aspects. On the other hand, students, for the most part, have stated that teachers influence their actions. This also demonstrates the value of the actions and the posture of teachers as actors in this area.

 

Keywords: Education. Attention deficit disorder. Initial and continuing training of Tachers. Otherness.


Texto completo:

Download PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: