MOTIVAÇÕES E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA TURMA 3A DO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS

Cleonice Iracema Graciano dos Santos, Juciani Severo Corrêa

Resumo


Este estudo foi realizado na turma 3A do Curso Técnico Comércio, na modalidade PROEJA, do Instituto Federal Farroupilha- campus Júlio de Castilhos/RS, e teve como objetivo traçar o perfil, analisar as motivações e as perspectivas dos alunos da turma. Teve como metodologia a pesquisa empírica de cunho quantitativa e qualitativa, por acreditar-se estar mais coerente com o estudo. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com os 14 alunos da turma, que constituíram a amostra desta pesquisa. Os autores que subsidiaram o referencial teórico foram: Freire (2016), Gadotti (2011), Arroyo (2004), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), dentre outros. Como resultado deste estudo, apresentam-se alguns delineamentos acerca do perfil dos pesquisados, das suas motivações para ingressar no curso e da perspectiva após a conclusão dele.

 

Palavras-chave: PROEJA. Perfil. Motivações. Perspectivas.

 

Abstract:

This study was carried out in class 3A of the Technical Course Commerce, in the PROEJA modality, of the Federal Institute Farroupilha-campus Júlio de Castilhos / RS and it had the objective of tracing the profile, analyzing the motivations and perspectives of the students. This empirical research was quantitative and qualitative, as it was believed to be more coherent with the study. A semi-structured interview was carried out with the 14 students in the class, the students who were the sample of this research. The authors who supported the theoretical reference were: Freire (2016), Arroyo (2004), Gadotti (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), among others. As a result of this study we present some delineation about the profile of the respondents, their motivations to join the course and perspective after the conclusion of the same.

 

Keywords: PROEJA. Profile. Motivations. Perspectives.


Texto completo:

DOWNLOAD PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: