FAMÍLIA E ESCOLA: NOVOS CENÁRIOS, NOVOS DESAFIOS

Jucilene Hundertmarck, Douglas João Orben

Resumo


Este estudo foi suscitado, tendo em vista algumas evidências apontadas em uma pesquisa que realizei no ano de 2015. A mesma sinalizou para a divergência de interesses entre família, crianças e escola. Tal evidência nos coloca diante do desafio de identificar formas para estabelecer uma parceria entre família e escola em prol da felicidade e desenvolvimento das crianças. Para isso, inicialmente buscamos compreender os novos cenários que abrangem o contexto da sociedade, das famílias e das escolas, embasados teoricamente por autores como Bauman (2001), Arroyo (2000), Tardif (2002), Imbernón (2011), Szymansky (2000) e Wagner (2002). Logo, buscamos identificar na escola possíveis sinalizações das crianças acerca da participação da família em suas vidas, convidando-as para criar um novo fim para história João e Maria. A partir disso, procuramos pontuar possíveis ações de parceria entre escola e família. Também nos pautamos em Aristóteles (2002), com intuito de compreender o conceito de felicidade e sua importância na formação escolar. Considerando a complexidade do tema, salientamos que nosso intuito foi indicar alternativas possíveis, tendo em vista que não existe somente uma solução para esta questão, e sim um leque delas. Assim, para ampliar o potencial de uma parceria efetiva entre família e escola é preciso romper com a ideia do universo escolar como um mundo distante e incompreensível, promovendo diálogos coletivos no espaço escolar, a partir dos apontamentos e necessidades apresentadas pelas crianças em casa e na escola.

 

Palavras-chave: Família. Escola. Novos cenários. Felicidade.

 

Family And School: New Settings, New Challenges

 

Abstract: This study was conducted, bearing some evidences in mind pointed out in a research I carried out in 2015. It pointed to the divergence of interests between family, children and school. This evidence places us before the challenge to identify ways to set up a partnership between family and school for the happiness and development of children. In order to do that, initially we sought to understand the new settings which cover the context of society, families and schools, based on authors such as Bauman (2001), Arroyo (2000), Tardif (2002), Imbernón (2011), Szymansky (2000) and Wagner (2002). Then, we sought to identify in the school possible signs of the children about the participation of the family in their lives, inviting them to create a new end to the story Hänsel und Gretel. From this, we sought to point out possible partnership actions between school and family. We have also based this study on Aristóteles (2002), in order to understand the concept of happiness and its importance in school education. Taking into account the complexity of the subject, we emphasize that our purpose was to indicate possible alternatives, since there is not only one solution to this matter, but a wide range of them. Therefore, in order to increase the potential of an effective partnership between family and school, it is necessary to break with the idea of the school universe as a distant and incomprehensible world, promoting collective dialogues in the school space, from the signs and needs presented by children at home and in the school.

 

Keywords: Family. School. New settings. Happiness.


Texto completo:

Download PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: