O INCENTIVO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A UTILIZAÇÃO DAS MULTIMÍDIAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Mara Beatriz Garcia de Andrade, Juciani Severo Corrêa

Resumo


Este trabalho foi apresentado ao Curso de pós-graduação Especialização em Educação e Novos Cenários sociais como um estudo desenvolvido através de uma pesquisa empírica, realizada na Escola Pallotti Colégio Antônio Alves Ramos em Santa Maria/RS. Como questão problematizadora teve: durante o processo de escolarização, especificamente, os Anos Iniciais, como utilizar as multimídias de forma que incentive os alunos a gostarem de ler? Como objetivo: Evidenciar quais fatores tem contribuído para incentivar a formação de leitores no decorrer dos Anos Iniciais de escolarização e de que forma as multimídias podem contribuir nesse processo. A coleta de dados envolveu aplicação de um questionário com as duas professoras do 5º ano e também a realização de uma entrevista reflexiva com alguns alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, (SZYMANSKI, ALMEIDA E PRANDINI 2004), fundamentaram a teorização sobre as entrevistas reflexivas. Já na análise de dados foram utilizadas referências sobre a leitura (AGUIAR, 1994 e 2001; ZILBERMAN e BORDINI, 1989). Evidenciou-se que são inúmeros fatores que contribuem para a formação do leitor ao longo dos Anos Iniciais e que existem muitas possibilidades de utilizar as multimídias como forma de incentivar a formação leitora.

 

Palavras-chave: Leitura. Práticas pedagógicas. Anos iniciais. Multimídias

 

Abstract: This work was presented to the Postgraduate Course Specialization in Education and New Social Scenarios as a study developed through an empirical research performed at Pallotti Colégio Antônio Alves Ramos School, in Santa Maria/RS. Its problematic question was: during the schooling process, specifically during Elementary School, how to use multimedia in order to encourage the students to like reading? Object: to evince which factors has contributed to encourage the Training of Readers in the course of Elementary School and in which way the multimedia can contribute to this process. Data collection involved the application of a questionnaire with two teachers from the fifth grade and also the performance of a reflective interview with some students from the fifth grade of Elementary School. (SZYMANSKI, ALMEIDA &PRANDINI, 2004), based the theorization about the reflective interview. In data analysis, it was used the references about reading (AGUIAR, 1994 and 2001; ZILBERMAN & BORDINI, 1989). It was evinced that innumerable factors contribute for reading formation over Elementary School and there are many possibilities of using multimedia as a way to boost the reading training.

 

Keywords: Reading. Teaching practice. Elementary school. Multimedia.


Texto completo:

Download PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: