O CONSTRUTIVISMO EM KANT E RAWLS: UMA LEITURA KANTIANA DE RAWLS

Valdinei Cagnini

Resumo


O pensamento de Rawls tornou-o um dos mais importantes dos pensadores políticos da segunda metade do século XX, sobretudo pela sua preocupação com a grande divisão das classes no plano social da humanidade. Utiliza-se da metáfora do ‘jogo limpo’ (fair play) para modelar a vida social, onde desigualdades e injustiças decorrem precisamente da infração das regras do jogo e do desregramento institucional, Rawls destaca dois princípios de justiça que melhor regem as instituições básicas, realizando assim os valores da liberdade e igualdade. Rawls faz a diferenciação entre construtivismo moral de Kant e o construtivismo político da justiça como equidade. Nos seus primeiros escritos, em Uma teoria da justiça, Rawls se posicionava a favor da tese que: a ideia da posição original é estabelecer um processo equitativo, de modo que quaisquer princípios aceitos sejam justos. O papel da justiça como equidade em Rawls é estabelecer esses pressupostos políticos, partindo da ideia da sociedade como um sistema equitativo de cooperação, levando à ideia de posição original, como um artifício de representação. A política não quer estabelecer o reino de um bem supremo da existência dos indivíduos, pois um único bem supremo (excelente) não é compartilhado entre os indivíduos da atual sociedade, dado o fato do pluralismo. Objetivo da justiça como equidade é o de formar uma base pública (política) de justiça sólida, e capaz de lidar com questões como a do pluralismo razoável. Já a filosofia moral busca defender tanto o conhecimento da natureza quanto o conhecimento através da nossa liberdade, por meio da lei moral. Ou seja, a filosofia moral kantiana, busca defender tanto o conhecimento da natureza quanto o conhecimento através da nossa liberdade, por meio da lei moral. A razão baseia-se no pensamento e na prática da razão humana ordinária (sólida), da qual a reflexão filosófica deve partir. Para Rawls é importante considerar a representação dos cidadãos no sentido político, como pessoas livres e iguais. Esse direito à liberdade pessoal deve partir da vontade dos sujeitos em assegurar isso.

 

Palavras-chave: Liberdade. Autonomia. Moral. Ética. Direitos Humanos.

 

                                          

The Constructivism In Kant And Rawls: A Kantiana Reading Of Rawls

 

Abstract: Rawls's thought made him one of the most important of the political thinkers of the second half of the twentieth century, especially in his concern for the great division of classes on the social plane of humanity. It uses the metaphor of fair play to model social life, where inequalities and injustices derive precisely from the violation of the rules of the game and from institutional disregard, Rawls highlights two principles of justice that best govern basic institutions, thus realizing the values of freedom and equality. Rawls differentiates between Kant's moral constructivism and the political constructivism of justice as fairness. In his first writings, In A Theory of Justice, Rawls was in favor of the thesis that: the idea of the original position is to establish an equitable process, so that any accepted principles are fair. The role of justice as fairness in Rawls is to establish these political presuppositions, departing from the idea of society as an equitable system of co-operation, leading to the idea of original position, as an artifice of representation. Politics does not want to establish the kingdom of a supreme good of the existence of individuals, for a single supreme (excellent) good is not shared among the individuals of the present society, given the fact of pluralism. Justice's goal as fairness is to form a sound public (political) basis of justice, and able to deal with issues such as reasonable pluralism. Moral philosophy, however, seeks to defend both the knowledge of nature and knowledge through our freedom, through the moral law. That is, Kantian moral philosophy seeks to defend both knowledge of nature and knowledge through our freedom, through the moral law. Reason is based on the thought and practice of ordinary (solid) human reason, from which philosophical reflection must begin. For Rawls it is important to consider the representation of citizens in the political sense as free and equal people. This right to personal freedom must start from the will of the subjects to ensure this.

 

Keywords: Freedom. Autonomy. Moral. Ethic. Human rights.


Texto completo:

Download PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: