O ENSINO DE FILOSOFIA, POR UMA EDUCAÇÃO MENOR, NA EJA

Evandro José Machado, Evandro José Machado

Resumo


Em junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.684/08 que torna obrigatório ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, nas escolas públicas e privadas do Brasil, em atenção ao Art. 36 da Lei 9.394/96. A lei, além de mudar a perspectiva formativa dos alunos, propõe o seguinte tema: Qual é o papel da Filosofia no Ensino Médio? Do tema proposto, problemas derivam-se, dos quais, dois se destacam: 1. Com a Reforma do Ensino Médio, como ficará a situação da Filosofia? 2. Caso ela permaneça, como disciplina obrigatória, como torna-la atraente e eficiente aos alunos? Como principal hipótese ao segundo problema, defende-se que a Filosofia, a partir do conceito de Filosofia Menor, por meio da obra de Deleuze e Guattari, tendo como principal interlocutor Sílvio Gallo, é uma forma de enfrentamento à ideia de uma educação maior, que segrega e oprime o sujeito. Portanto, o objetivo geral desse Projeto de Intervenção, nível de Graduação – Segunda Licenciatura em Pedagogia, é apoiar a tese de que é possível o ensino de filosofia, transformando a sala de aula em um lugar de debates e estratégias, que produza nos alunos uma percepção de mundo e vida para além de qualquer política educacional opressora.


Texto completo:

Download PDF

Referências


BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil.

BRASIL, 1996. Lei 9394/96: LEI de diretrizes e Bases da educação Nacional.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

______. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. VoI. l. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DOUAILLIER, Stéphane. A Filosofia que começa: desafios para o ensino da filosofia no próximo milênio, em GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Orgs.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 17-30.

GALLO, Sílvio. O macaco de Kafka e os sentidos de uma educação filosófica. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/filosofia/0032_01.html

GUIDO, Humberto; GALLO, Silvio; KOHAN, Walter Osmar. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: história, temas, problemas. Ensinar Filosofia. Org: Marcelo Carvalho & Gabriele Cornelli. Cuiabá –MT, Central de Texto, 2013.

KAFKA, Franz. Um Médico Rural. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

LIPMAN, Matthew. A filosofia na sala de aula. São Paulo. Nova Alexandria, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: