Apresentação da Edição 3 de 2017

Equipe Editorial

Resumo


A Revista LITTERARIUS apresenta o seu 3º e último número de 2017, do 16º volume, nas versões impressa e on line. A publicação é resultado da contribuição de vários autores e de diversos lugares e instituições.

O artigo ACONSELHAMENTO GENÉTICO: IMPLICAÇÕES ÉTICAS, de Sérgio Grigoleto, abre a série dos artigos desta edição. O conceito clássico de aconselhamento genético, foi desenvolvido em um seminário da Fundação Nacional de Genética da América do Norte e publicado por Fraser em 1974, tendo sido  assumido pela Associação Americana de Genética Humana em 1975. O artigo apresenta o aconselhamento genético e os diversos elementos que o compõe. Também em quais casos de dificuldades reprodutivas há indicação clínica para a busca do aconselhamento genético e as principais implicações éticas deste tipo de aconselhamento, bem como as dificuldades em conjugar os princípios éticos que devem nortear esta prática com determinadas situações específicas, como por exemplo, questões culturais e religiosas.

Jadir Zaro, com o trabalho DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS NUMA SOCIEDADE MULTICULTURAL E GLOBALIZADA: VALORIZANDO O DIÁLOGO E A EDUCAÇÃO, pretende, através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, aprofundar o tema dos direitos humanos dado como universal numa sociedade multicultural, percebendo o valor do diálogo e da educação para nesse processo. Após várias considerações, o autor conclui que a universalização dos direitos humanos é possível, levando-se em consideração a capacidade do diálogo entre iguais e diferentes, numa sociedade multicultural, auxiliadas por uma educação para os direitos humanos, formando seres humanos.

O artigo EMBRIÕES EXCEDENTÁRIOS: UMA EXPLANAÇÃO DO PROBLEMA, de Devino Gerardi e Taciane Eliza Burger Rosa, busca apresentar uma explanação sobre o problema dos embriões humanos excedentários, ou seja, aqueles que restam da fecundação in vitro e estão preservados em clínicas especializadas, em estado de criogenia. Conforme os autortes, segundo registros da ANVISA, a reprodução humana assistida cresce em larga escala no panorama nacional, sinal disso é que em apenas quatro anos – do ano de 2011 ao ano de 2014 – a utilização da técnica aumentou 106% no país.

Segundo os autores do artigo COMUNICAÇÃO COERCITIVA: INTERNET COMO FATO SOCIAL E SUAS CARACTERÍSTICAS DE GENERALIDADE, EXTERIORIDADE E COERCITIVIDADE, Jean Michel Laureth, Evandro José Machado e Felipe Antônio Fachini Gabriel, o uso da internet e a própria internet tornaram se parte da vida econômica e social da cultura mundial moderna. Observando as novas alterações comportamentais na comunicação  o artigo objetivou estabelecer a caracterização de fato social para a internet e seu uso. O artigo apresenta os pensamentos de vários pesquisadores, como Pierre Lévy, Émile Durkheim, Manuel Castells e Zygmunt Bauman, que apontam para um movimento global.

Para o fechamento da presente revista, os autores Jeferson Flores Portela da Silva e Symon Sales Souto, apresentam o artigo UMA INTRODUÇÃO A FENOMENOLOGIA DE JAN PATOČKA: CRÍTICA A NOÇÃO DE FENOMENOLOGIA EM HUSSERL E HEIDEGGER E UM CONTRA PONTO COM A FILOSOFIA DE HENRY.  Jean Patočka foi um filósofo checo, visto por muitos de sua época como um dos mais importantes contribuintes da Fenomenologia e da Filosofia na Europa Central do século XX. Seus estudos foram em diferentes instituições: Praga, Paris, Berlim e Freiburg. O artigo tem por objetivo revisar e reconstruir os principais argumentos desenvolvidos por Jean Patočka em sua obra Introducción a la fenomenologia, no entanto, a investigação se deteve em três capítulos da referenciada obra: XIII, XIV e XV.

Agradecemos a todos os colaboradores da Litterarius, internos e externos, pela colaboração e contribuição ao longo de 2017 para que o 16º volume pudesse ser publicado  em seus três números, e  contamos com essa colaboração para 2018, tanto online como impresso.

 

 Sérgio Nicolau Engerroff

litterarius@fapas.edu.br


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: