DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS NUMA SOCIEDADE MULTICULTURAL E GLOBALIZADA: VALORIZANDO O DIÁLOGO E A EDUCAÇÃO

Jadir Zaro

Resumo


O presente trabalho pretende, através de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, aprofundar o tema dos direitos humanos, dado como universal numa sociedade multicultural, percebendo o valor do diálogo e da educação para nesse processo. Após as considerações iniciais apresentadas de uma forma ampla, desenvolve-se o primeiro ponto, que consiste na definição da dignidade humana e a sua relação com os direitos humanos, tendo por fonte pensadores do assunto e alguns filósofos relevantes. Desta forma, percebe-se que o reconhecimento dos direitos humanos é fruto de reflexões, lutas e conquistas ao longo da história. Em seguida, descrevem-se os desafios da universalização dos direitos humanos e o fenômeno da globalização numa sociedade multicultural. Num quarto momento, construindo o caminho da unidade dos direitos humanos, destacam-se os referenciais positivos e negativos da globalização e da sociedade multicultural. Em seguida, tendo presente o valor da dignidade humana, vinculada aos direitos humanos, entre desafios, a sociedade globalizada e multicultural, constrói-se, pelo diálogo e pela educação, um caminho de universalização. Conclui-se que a universalização dos direitos humanos é possível, levando-se em consideração a capacidade do diálogo entre iguais e diferentes, numa sociedade multicultural, auxiliadas por uma educação para os direitos humanos, formando seres humanos.

 

Palavras-chave: Diálogo. Direitos Humanos. Educação. Sociedade Multicultural.

 

Human Rights In A Multicultural And Globalized Society:

Valuing Dialogue And Education

 

Abstract: The present work intends, through a qualitative and bibliographical research, to deepen the theme of human rights given as universal in a multicultural society, realizingthe value of dialogue and education for this process. After the initial considerations presented in a broad way, the first point is developed, which consists in the definition of human dignity and its relation to human rights, having as a source thinkers of the subject and some relevant philosophers. In this way, it is perceived that the recognition of human rights is the fruit of reflections, struggles and achievements throughout history. Next, the challenges of the universalization of human rights and the phenomenon of globalization in a multicultural society are described. In a fourth moment, building the path of human rights unity, the positive and negative references of globalization and multicultural society stand out. Then, given the value of human dignity, linked to human rights, between challenges, globalized and multicultural society, a path of universalization is built through dialogue and education. It is concluded that the universalization of human rights is possible, taking into account the capacity of dialogue between equal and different, in a multicultural society, aided by a human rights education, forming human beings.

 

Keywords: Dialogue. Human rights. Education. Multicultural Society.


Texto completo:

Download PDF

Referências


BALDI, César Augusto. As múltiplas faces do sofrimento humano: os direitos humanos em perspectiva intercultural. In: BALDI, César Augusto (Org.)Direitos humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

BARRETO, Vicente de Paulo. Multiculturalismo e direitos humanos: um conflito insolúvel? In: BALDI, César Augusto (Org.). Direitos humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

BIELEFELDT, Heiner. Filosofia dos direitos humanos. São Leopoldo: Unisinos, 1998.

DECLARAÇÃO E PROGRAMA DE AÇÃO DE VIENA - 1993. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/03/declaracao_viena.pdf Acesso em: 28 jul. 2017.

DOUZINAS, Costas. O fim dos Direitos Humanos. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009.

FARIA, José Eduardo. Prefácio. In: BALDI, César Augusto (Org.). Direitos humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

FARIA, José Eduardo. O futuro dos direitos humanos após a globalização econômica. In: O cinqüentenário da declaração universal dos direitos humanos. São Paulo: Edusp, 1999.

GORCZEVSKI, Clovis. Direitos humanos educação e cidadania: Conhecer, educar, praticar. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

GORCZEVSKI, Clovis. MARTÍN, Nuria Belloso. Educar para os direitos humanos: considerações, obstáculos, propostas. São Paulo: Atlas, 2014.

MARITAIN, Jaques. Os direitos do homem. 3. ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.

NUNES, João Arriscado. A síndrome do Parque Jurássico: histórias edificantes da genética num mundo “sem garantias”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 61: 29-62, 2001.

NUNES, João Arriscado. Um novo cosmopolitismo? Reconfigurando os direitos humanos. In: BALDI, César Augusto (Org.). Direitos humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

O’NEILL, Kevin. Apuntes históricos palotinos. Santa Maria: Pallotti, 1994.

PIOVESAN, Flávia. A universalidade e a indivisibilidade dos direitos humanos: desafios e perspectivas. In: BALDI, César Augusto (Org.). Direitos humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. São Paulo: Max Limonad, 1996.

SANTOS, Boaventura de Souza. Os processos de globalização. Porto: Afrontamento, 2001.

SANTOS, Boaventura de Souza. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: BALDI, César Augusto (Org.). Direitos humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: