ABRAÃO, “PAI DA FÉ” E “AMIGO DE DEUS”, COMO PROTÓTIPO DE UM NOVO MODO DE EXISTÊNCIA EM MIRCEA ELIADE E A FÉ COMO RELAÇÃO ABSOLUTA COM O ABSOLUTO EM KIERKEGAARD

Luiz Carlos Mariano da Rosa

Resumo


Baseado na ordem de Deus para sacrificar o seu filho, Isaque, Abraão instaura uma nova experiência existencial na medida em que, segundo o referencial teórico de Mircea Eliade, através do ato de fé produz a superação da condição mítico-religiosa, que encerra um movimento que reatualiza a história sagrada e alcança o real e o significativo por intermédio dos gestos arquetípicos e práticas mágico-religiosas do homo religiosus. Dessa forma, o artigo assinala que o ato de fé de Abraão converge para uma relação absoluta com o Absoluto, conforme a leitura teológico-filosófica de Kierkegaard, em um exercício que se sobrepõe à instância do geral e consiste no paradoxo entre a paixão infinita da interioridade e a incerteza objetiva, perfazendo um movimento que envolve o recurso ao infinito e implica o regresso ao finito e a sua conquista e encerra uma tensão inaplacável entre existência e transcendência que acena com a necessidade da intervenção do Eterno no temporal por intermédio da manifestação do Deus-Homem Jesus Cristo na medida em que é este acontecimento que, de acordo com a perspectiva teológico-bíblica católico-protestante, possibilita a realização de um novo ser e de um novo modo de existência.

 

Palavras-chave: Kierkegaard. Eliade. Abraão. Fé. Jesus Cristo.

 

Abraham, "Father Of Faith" And "Friend Of God", As A Prototypus Of A New Mode Of Existence In Mircea Eliade And Faith As Absolute Relationship With The Absolute In Kierkegaard

 

Abstract: Based on God's order to sacrifice his son, Isaac, Abraham introduces a new existential experience to the extent that, according to the theoretical reference of Mircea Eliade, through the act of faith produces the overcoming of the mythical-religious condition, which contains a movement that re-actualizes sacred history and reaches the real and meaningful through the archetypal gestures and magico-religious practices of homo religiosus. Thus, the article points out that Abraham's act of faith converges to an absolute relationship with the Absolute, according to Kierkegaard's theological-philosophical reading, in an exercise that overrides the instance of the general and consists in the paradox between the infinite passion of interiority and objective uncertainty, making a movement that involves the resort to the infinite and implies the return to the finite and its conquest and it closes an unrelable tension between existence and transcendence that beckons with the necessity of the intervention of the Eternal in the temporal through the manifestation of the God-Man Jesus Christ insofar as it is this event that, according to the Protestant-Catholic-theological-biblical perspective, enables the realization of a new being and a new mode of existence.

 

Keywords: Kierkegaard. Eliade. Abraham. Faith. Jesus Christ.


Texto completo:

Download PDF

Referências


BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. Tradução de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada. São Paulo / Barueri: Cultura Cristã / Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Volume I. Petrópolis / RJ: 1986.

BROWN, Colin; COENEN, Lothar (orgs.). Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. Tradução de Gordon Chown. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 2000.

BUCKLAND, A. R. Dicionário bíblico universal (Com o auxílio do Rev. Dr. Lukyn Williams). Tradução de Joaquim dos Santos Figueiredo. São Paulo: Editora Vida, 1981.

CALVINO, João. As Institutas da Religião Cristã (cinco volumes). Tradução de Waldyr Carvalho Luz. São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

DICIONÁRIO Enciclopédico da Bíblia. São Paulo: Paulus Editora, 2014.

ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. Tradução de Maria Adozinda Oliveira Soares. Lisboa: Artes e Letras / Arcádia, 1979.

ELIADE, Mircea. Mito do eterno retorno. Tradução de José A. Ceschin. São Paulo: Mercuryo, 1992.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Tradução de Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1972.

ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. Tradução de Fernando Tomaz e Natália Nunes. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da filosofia do direito. Tradução de Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HOUSE, Paul R. Teologia do Antigo Testamento. Tradução de Sueli Silva Saraiva. São Paulo: Editora Vida, 2005.

KANT, Immanuel. A religião nos limites da simples razão. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1992.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. Tremor e Temor. Tradução de Maria José Marinho. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. Pós-Escrito às Migalhas Filosóficas. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Marília Murta de Almeida. Vol. I. Petrópolis / RJ: Vozes, 2013.

MANUAL Bíblico Vida Nova. Tradução de Lucy Yamakami, Hans Udo Fuchs e Robinson Malkomes. São Paulo: Vida Nova, 2001.

MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. Tomo III (K-P). Tradução de Maria Stela Gonçalves et al. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

PFEIFFER, Charles F.; VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário bíblico Wycliffe. Tradução de Degmar Ribas Júnior. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

POLITIS, Hélène. Le vocabulaire de Kierkegaard. Paris: Ellipses, 2002.

TILLICH, Paul. Teologia sistemática. Tradução de Getúlio Bertelli. 2. ed. São Paulo/São Leopoldo: Paulinas/Sinodal, 1987.

VANGEMEREN, Willem A. Novo dicionário internacional de teologia e exegese do Antigo Testamento. Volume 1. Tradução de Equipe de colaboradores da Editora Cultura Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.

VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR., William. Dicionário Vine. O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. Tradução de Luís Aron de Macedo. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: