UMA INTRODUÇÃO À FENOMENOLOGIA DE JAN PATOČKA: CRÍTICA À NOÇÃO DE FENOMENOLOGIA EM HUSSERL E HEIDEGGER E UM CONTRAPONTO COM A FILOSOFIA DE HENRY

Jeferson Flores Portela da Silva, Symon Sales Souto

Resumo


Este artigo tem por objetivo revisar os principais argumentos desenvolvidos por Jean Patočka em sua obra Introducción a la fenomenologia. Nossa investigação se deterá em três capítulos da referenciada obra: XIII, XIV e XV. Assim, nossa empreitada será feita com base numa crítica que Patočka faz à fenomenologia de Husserl e Heidegger. Nesse segundo filósofo, teremos uma questão levantada por Patočka, que é a problemática da angústia. Problema, que vamos revisar com a questão de (quem é esse sujeito² acerca de uma crítica feita a Heidegger e ao Dasein. A principal contribuição de Patočka em sua crítica será repensar a própria fenomenologia em suas bases, ou seja, uma fenomenologia a-subjetiva.

                                                                                                 

Palavras-chave: Dasein. Fenomenologia. Angustia. Jean Patočka.

 

An Introduction to the Phenomenology of Jan Patočka: Critique of the Notion of Phenomenology in Husserl and Heidegger and a Counterpoint with Henry's Philosophy

 

Abstract: this article aims to review and reconstruct the main arguments developed by Jean Patočka in his work Introduction to phenomenology, however, our research will focus on three chapters of the referenced work: XIII, XIV and XV. Thus, our work will be based on a criticism that Patočka makes the phenomenology of Husserl and Heidegger, in this second philosopher, we will have a question raised by Patočka that is the problematic of the anguish. This problem, which we will be revisiting with Henry's question about a criticism of Heidegger and Dasein. Patočka's main contribution in his critique will be to rethink phenomenology itself in its foundations, that is, an a-subjective phenomenology.

 

Keywords: Dasein. Phenomenology. Anguish. Jean Patočka.


Texto completo:

Download PDF

Referências


DÍEZ, Ricardo Oscar. Michel Henry: fundador de la fenomenología de la vida. Acta Fenomenológica Latinoamericana. Volumen III (Actas del IV Coloquio Latinoamericano de Fenomenología) Círculo Latinoamericano de Fenomenología Lima, Pontificia Universidad Católica del Perú; Morelia (México), Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, 2009, p. 233-245. Disponível em: http://www.clafen.org/AFL/V3/233-245_Ricardo-Diez.pdf .

FURTADO, Luiz José. A filosofia de Michel Henry: uma crítica fenomenológica da fenomenologia. Dissertatio, p. 231-249, inverno/verão de 2008. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/isp/dissertatio/revistas/27-28/27-28-10.pdf.

GARCÍA-BARÓ. Introducción a la teoria de la verdad de Michel Henry. In: HENRY, Michel. Fenomenología material: ensayo preliminar de Miguel García-Baró. Madrid: Ediciones Encuentro, 2009, p. 09-29.

HEIDEGGER, M. ¿Qué es metafìsica?, El Clavo Ardiendo, Editorial Séneca, México, 1941, reimpresión en Renacimiento, Sevilla, 2003.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Tradução Márcia Sá Cavalcante Schuback. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. v. 1.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Tradução de Marcio Suzuki. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.

HENRY, M. Fenomenología material. Tradução de Javier Teira y Roberto Ranz. Madrid: Ediciones Encuentro, 2009.

JAKOBSON, R. Curriculum Vitae de um Filósofo Checo (Posfácio ao “Essais Hérétiques: Sur la Philosofie de L’histoire”, de Jan Patočka). Revista da Abordagem Gestáltica - Phenomenological Studies, XXII(2): 239-241, jul-dez, 2016.

LIPSITZ, M. (2008). Michel Henry y la crítica del Intuicionismo. A Parte Rei. Revista de Filosofía, 10, pp. 1-5. Disponível em: http://serbal.pntic.mec.es/AParteRei /. Acesso em 23 out. 2017.

PATOCKA, J. Introducción a la fenomenologia. Tradução de Juán A. Sanchéz. Herder Editorial, S.L., Barcelona, 2005.

ROSA, José M. Silva. O ‘ethos’ da ética. Estudos de fenomenologia, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2006, p. 279 a 290.

SMARGIASSI, M. Fenomenologia asoggettiva e corporeità in Jan Patočka. Dialegesthai. Rivista Telematica di Filosofia, v. 17, 2015. Disponível em: https://mondodomani.org/dialegesthai/ms05.htm. Acesso em: 10 dez. 2017.

SOARES, M. A angústia como disposição afetiva em ser e tempo. 2010. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ppgf/wp-content/uploads/2011/10/disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 12 nov. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: