COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DE UMA RÁDIO ESCOLA EM SANTA MARIA (RS)

Luana Iensen Gonçalves, Charlene Dalcol

Resumo


No presente trabalho, objetivou-se entender como a comunicação e a educação, no ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento social dos sujeitos a partir das dinâmicas/experiências de uma rádio escola Augusto Ruschi e verificar o uso da rádio no ambiente escolar durante o ano de 2016. O embasamento teórico foi A partir dos estudos sobre educomunicação e rádio escola, considerando autores como Soares (2000, 2003, 2011), Citelli (2014), Gaia (2000) e Baltar (2012). Justifica-se a presente pesquisa pela importância de conhecer os trabalhos em educomunicação no município de Santa Maria (RS). O percurso metodológico compreendeu uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem e, quanto aos objetivos, a pesquisa se caracterizou como descritiva, tendo a observação indireta e a entrevista em profundidade como principais técnicas para a coleta das informações. Na Rádio Escola Ruschi, foi observado que há uma emancipação do aluno que participa do projeto da rádio, uma vez que desenvolve habilidades de expressão e comunicação seja escrita ou oral. Além disso, esta pesquisa é uma semente, o início da proposta, julgamos importante que mais observações sejam feitas em outras realidades escolares.

 

Palavras-chave: Educação. Comunicação. Educomunicação. Rádio Escola.

 

Communication And Education As A Social Practice In The School Environment: The Experience Of A State School Of Santa Maria (Rs) 

Abstract: From the studies on educommunication and radio school, considering authors such as Soares (2000, 2003, 2011), Citelli (2014), Gaia (2000) and Baltar (2012), aimed to understand how communication and education in the environment School, contribute to the social development of the subjects from the dynamics / experiences of a radio school. To reach it, it was necessary to meet the specific objectives: to organize a theoretical understanding about educommunication and radio school; To know the experiences of the radio school of the Augusto Ruschi State School and to verify the use of radio in the school environment during the year 2016. This research justifies the importance of knowing the works in educommunication in the municipality of Santa Maria. The methodological course comprised a qualitative research on the approach and, in terms of objectives, the research was characterized as descriptive, with indirect observation and in-depth interview as the main techniques for data collection. In Radio Ruschi, it was observed that there is an emancipation of the student who participates in the radio project, since it develops expression and communication skills whether written or oral. In addition, this research is a seed, the beginning of the proposal, it is important that more observations are made in other school realities.

 

Keywords: Education. Communication. Educommunication. Radio School.


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