EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESPÍRITO NA IDADE MÉDIA


Resumo


Trata-se da abordagem das principais estratégias de leitura e de ensino que vigoraram ao longo da Idade Média. Mais precisamente, busca-se entender a confluência destes temas à luz de três modelos vigentes no medievo Ocidental, a saber: a leitura do texto e da história feita por alguns autores da Escola Monástica do século XII; a leitura do mundo ou da natureza realizada por alguns membros da Escola de Chartres no mesmo século; e, por fim, a leitura do texto guiada por causas lógico-formais da escolástica do século XIII.

 

Palavras-chave: Idade Média. Escola Monástica. Escolástica. Hermenêutica.

 

Education And Spiritual Formation In Middle Ages

 

Abstract: Deals with the approach of the main reading and teaching strategies that stood during the Middle Ages. More accurately, searches to understand the confluence of these themes in light of three in vigor models in the Western medieval, to know: the reading of text and history made by some authors of the Monastic School of the XII century; the reading of the world or nature made by select members of the Chartres School during the same century; and lastly, the reading of text guided by scholastic logical and formal causes in the XIII century.

 

Keywords: Middle Ages. Monastic School. Scholastics. Hermeneutics. 

Texto completo:

DOWNLOAD PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Indexada em: